O Consuni – Conselho Universitário – da Udesc aprovou, na sessão do dia 10 de setembro, a implantação do programa de ações afirmativas na universidade, que entrarão em vigor a partir do ano letivo de 2010. De acordo com a resolução aprovada, as ações serão destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituição pública federal, estadual e municipal, e aos alunos pertencentes ao grupo racial negro, povos indígenas e com deficiência. O programa, que terá validade de cinco anos a partir da sua implantação, será vinculado à Proex – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade – .
As propostas para um programa de ações afirmativas na Udesc foram sugeridas por uma comissão instituída em novembro de 2007 e composta por representantes de cada centro da universidade. De acordo com a resolução do Consuni, o programa de ações afirmativas da universidade é um instrumento de promoção da inclusão social e étnica “respeitando a diversidade cultural e contribuindo para a busca da erradicação das desigualdades sociais”. Além de promover o acesso aos cursos de graduação, o programa adotará também medidas de estímulo à permanência do aluno na universidade.
As medidas aprovadas pelo Consuni estabelecem que os candidatos que optarem pelo programa disputarão as vagas pela classificação geral, e que a opção será feita durante a inscrição ao vestibular. Para o sistema de cotas será destinado 30% de vagas em cada curso distribuídas da seguinte forma: 20% para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas e 10% para candidatos negros. O programa também reservou 25 vagas suplementares: 5 para candidatos pertencentes a grupos indígenas e 20 para estudantes com deficiência e que tenham freqüentado instituições pública.
Assessoria de Imprensa da Udesc