O Departamento de Música, do Centro de Artes, da Udesc, recebeu quatro novos pianos de cauda da marca japonesa Kaway. Três deles de ½ cauda e um ¾ de cauda. A aquisição faz parte dos investimentos do centro em infra-estrutura, com a finalidade de equiparar o Ceart aos grandes centros de referência internacional na área de artes.
Segundo o chefe do Departamento de Música, Luís Cláudio da Silva, a compra dos instrumentos foi uma prioridade em sua gestão, e ele teve esperar quase dois anos desde o início dos trâmites até à aquisição dos pianos. "Trata-se de uma reivindicação antiga de discentes e professores, já que os alunos não tinham pianos de cauda para aulas e concertos. Por esse motivo, quando se deparavam com esses instrumentos em concursos e recitais, encontravam dificuldades para se ajustar a um piano de cauda, que tem precisão mecânica e qualidade sonora infinitamente superior”, explicou o professor.
Ele disse também que a Udesc era a única universidade pública do Brasil que não disponibilizava pianos de cauda para aulas em cursos de Música. “A aquisição aumentará a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da própria avaliação do curso pelo MEC. Embora seja um instrumento caro, os pianos adquiridos podem durar séculos, havendo apenas a necessidade de manutenção e afinação periódicas.”, ressaltou
A aquisição dos pianos também coincide com o ano em que a Udesc irá sediar o mais importante congresso para docentes e discentes na área da música do Brasil, o XX Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, no mês de agosto. No encontro haverá inúmeros recitais, e os participantes terão a oportunidade de conferir a qualidade dos instrumentos que a instituição oferece aos seus alunos.