Atividade teve sistema que acelera adaptação protética
e contemplou dois pacientes do Ramp - Foto: Divulg.
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu curso de capacitação na última segunda-feira, 1º, por meio do projeto de extensão
Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), em parceria com as empresas
Amparo Prosthetics, dos Estados Unidos, e
Dilepé Ortopedia, de São Paulo.
"As duas empresas trouxeram, para Santa Catarina, uma inovação relevante no campo da tecnologia assistiva", diz a coordenadora do Ramp, professora
Soraia Cristina Tonon da Luz, sobre o curso, que ocorreu no Auditório da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Segundo a docente, a formação com integrantes do Ramp "concentrou-se em um sistema portátil para protetização transtibial, projetado para acelerar a confecção e a adaptação protética".
"Embora o sistema seja atualmente utilizado para próteses transtibiais, sua versão para protetização transfemoral está em fase avançada de desenvolvimento e será apresentada no Congresso Mundial de Ortopedia Técnica, na Alemanha, em 2026", comenta Soraia.
A empresa responsável pelo sistema, a Amparo Prosthetics, destacou que "a tecnologia vem sendo aplicada com alto dinamismo, durabilidade e conforto para pacientes amputados em contextos de alta vulnerabilidade, incluindo crianças na Faixa de Gaza e populações atendidas em países do continente africano. Os resultados de campo reforçam a robustez e a aplicabilidade global da solução".
Parceria de impacto imediato
Como parte da cooperação científica entre a Udesc Cefid e as empresas, duas próteses transtibiais foram confeccionadas e doadas ao Ramp durante o curso, beneficiando dois pacientes que aguardavam protetização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Florianópolis há mais de dois anos.
"A entrega das próteses gerou grande emoção entre equipe e participantes, representando para os pacientes não apenas mobilidade, mas também autonomia, reinserção funcional e possibilidade concreta de retomada de suas atividades laborais e sociais", celebra a professora Soraia.
Após a entrega das próteses, a equipe do Ramp fará a reabilitação pós-protetização dos dois pacientes.
Avanços tecnológicos e justiça social
A coordenadora do Ramp enfatiza que o curso realizado na Udesc Cefid "evidencia um movimento fundamental. A tecnologia protética precisa progressivamente se tornar mais acessível com soluções protéticas de custo efetivo, com rápida aplicação e alta eficiência ao usuário".
De acordo com a professora Soraia, "esse avanço reforça a urgência de políticas públicas estaduais e federais que assegurem acesso precoce à reabilitação; diminuição do tempo de espera por próteses; e retorno acelerado à qualidade de vida, participação social e atividade laboral".
Além disso, o projeto de extensão Ramp reafirma, com a realização do curso, "seu compromisso permanente com a capacitação de sua equipe, a incorporação de tecnologias emergentes e a construção de modelos de reabilitação centrados na pessoa".
"A parceria com a Amparo e a Dilepé demonstra que ciência, inovação e responsabilidade social podem transformar trajetórias individuais e fortalecer a reabilitação", reforça Soraia.
Reabilitação humanizada
Criado em 2012, o Ramp tem atividades que incluem atendimentos presenciais, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e online para pessoas amputadas, além de grupo de estudos e seminário científico.
O atendimento é voltado a pessoas que sofreram amputação de membros e necessitam de reabilitação tanto no ambiente hospitalar quanto no ambiente ambulatorial, antes ou depois de começar a usar a prótese.
A ação da Udesc Cefid, que atende cerca de 50 pessoas a cada semestre, promove a atenção à saúde dos participantes de forma humanizada e buscando o cuidado integral, com avaliações físico-funcionais, avaliações biomecânicas e atendimento específico individual e em grupo.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
biomecanica.cefid@udesc.br e pelo
perfil do Ramp no Instagram.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637