Polo abrange quase 30% de SC - Foto: Divulgação
Oferecido em Palmitos desde 2012, o curso superior de graduação de
Tecnologia em Produção Moveleira, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pretende fortalecer o Polo Moveleiro do Oeste, que é o segundo maior em SC e abrange 86 municípios, com 1,2 mil empresas e cerca de 15 mil empregos diretos.
"Idealizamos esse curso sobretudo para atender a demanda existente dessas empresas de móveis para a capacitação dos seus quadros", destaca o reitor em exercício da Udesc, Marcus Tomasi.
O curso é gratuito, dura três anos e funciona no período noturno, de segunda a sexta-feira, com aulas presenciais na unidade da Udesc Oeste em Palmitos, na avenida Brasil, s/n, Centro.
Formação
Os alunos são preparados para atuarem em planejamento, concepção, controle e avaliação do processo produtivo de móveis, além de processos tecnológicos das madeiras, das combinações com outros materiais e de acabamento, montagem e embalagem.
No currículo, há disciplinas teóricas e práticas de áreas como Administração, Biologia, Computação, Engenharia, Física e Química.
"Existe uma modalidade de curso superior que é chamada de Tecnologia, nesse caso de Produção Moveleira, e dá inclusive ao aluno formado a possibilidade de fazer um mestrado e até um doutorado, coisa que o curso técnico não permite", salienta o reitor em exercício da Udesc.
Além das aulas, os estudantes participam de eventos, como na última edição da maior feira do setor em SC, a
Mercomóveis, que ocorreu em agosto, em Chapecó, e teve um estande de divulgação do curso. A feira movimentou R$ 220 milhões em negócios e recebeu mais de 20 mil visitantes de todo o Brasil e de outros 20 países.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no
site do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Udesc Oeste, e pelo telefone (49) 3647-1617, da unidade de Palmitos, que iniciará as atividades deste ano a partir da próxima segunda-feira, 21.
Seleção
A Udesc aceitará, até 6 de fevereiro, inscrições para o preenchimento de 22 vagas de Tecnologia em Produção Moveleira que não foram ocupadas após o Vestibular de Verão 2013, sendo 19 para não optantes e três para negros. Os interessados devem se inscrever na
página do Vestibular e pagar uma taxa de 35 reais.
Segundo o
edital, as provas serão realizadas somente em Palmitos, em 17 de fevereiro, das 9h às 12h, e terão 20 questões de múltipla escolha em Matemática e Português, além de uma redação com tema sobre atualidades e conhecimentos gerais.
A primeira chamada do resultado final sairá até 22 de fevereiro, enquanto a matrícula deverá ser feita quatro dias depois, na Secretaria de Ensino da Udesc Oeste, em Chapecó.
Para mais informações, ligue para a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos, no telefone (48) 3321-8098, entre 13h e 19h.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142