O Departamento de Música do Centro de Artes, da Udesc, adquiriu quatro novos pianos de cauda, três deles de meia cauda e um de ¾ de cauda, que vão permitir que o setor se equipare aos grandes centros de excelência em infraestrutura musical. A compra vai permitir que os 20 pianistas estrangeiros que participarão do Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, a ser realizado em julho, possam estudar nos pianos do Departamento de Música do Centro de Artes.
Em correspondência encaminhada à pró-reitora de Ensino, Sandra Makowiecky, o chefe do Departamento de Música, Luis Cláudio Barros, ressalta que o maior impacto com a compra dos pianos de cauda ocorreu no próprio departamento “evidenciado pelo contentamento dos professores e alunos” pelo fato de Udesc estar investindo na qualidade dos cursos. Ele informa que os instrumentos foram adquiridos para serem usados durante as aulas.
O professor revela que a próxima etapa inclui a aquisição de instrumentos para as salas de aula e ensaio, já que, segundo ele, pianos de cauda são “infinitamente melhores quanto à precisão da mecânica interna do instrumento e de acuidade na resposta de ação motora, alem de ser superior em sonoridade”. Ele lembra que esses pianos podem “durar séculos se forem afinados e regulados periodicamente” e que não há necessidade de reposição. “É um investimento para sempre”, ressalta.
O Chefe do Departamento de Música informa também que a pianista russa Irina Vorobieva, ao realizar palestra e masterclass na Udesc, logo após a compra dos pianos, “mostrou-se impressionada com a qualidade dos instrumentos que a universidade oferece para as aulas de seus alunos” e que em nada deixa a desejar em relação às universidades do primeiro mundo. "A aquisição fará com a Udesc obtenha lugar de destaque perante alunos e professores de outras instituições brasileiras por oferecer pianos de alto nível", constata Luis Cláudio Barros.
Assessoria de Imprensa da Udesc