Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/07/2025-11h01

Departamento de Música da Udesc promove palestra sobre restauração e difusão de partituras

Evento será gratuito e aberto ao público.

Professor Carlos Alberto Figueiredo. Foto: divulgação.
No dia 21 de agosto, o Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a palestra “Reflexões críticas sobre o projeto editorial Restauração e Difusão de Partituras: Museu da Música de Mariana (2001-2003)”, com o regente e professor convidado Carlos Alberto Figueiredo . O docente é especialista na restauração de documentos em acervos da música brasileira dos séculos XVIII e XIX. Gratuito e aberto ao público, o evento faz parte de atividades do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc e conta com a parceria dos Grupos de Pesquisa ProMUSI e MusiCS. As inscrições podem ser realizadas no local.

O projeto que será abordado na palestra representou uma nova proposta no padrão das edições do repertório sacro brasileiro dos séculos XVIII e XIX. Já são 25 anos desde que teve o projeto seu início, nas suas várias vertentes, além da editorial. Patrocinado pela Petrobrás, através das leis de incentivo existentes na época, o projeto foi realizado através da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e gerido pelo Santa Rosa Bureau Cultural, de Belo Horizonte.

A palestra trará uma reflexão sobre a metodologia utilizada nas edições dos nove volumes da coleção, no período de 2001 a 2003, os problemas ocorridos e as soluções encontradas. Foi um trabalho de equipe, que reuniu nomes de destaque na musicologia brasileira da época.

Sobre o músico e palestrante

Carlos Alberto Figueiredo é Doutor em Música pela UNIRIO e fez estágio pós-doutoral no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação de David Cranmer. Foi professor dos Programas de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, da UFSJ e da UFG. Participou de vários projetos editoriais brasileiros de relevo, com destaque para Acervo e Difusão de Partituras – Museu da Música de Mariana , onde atuou como coordenador editorial, e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro.

É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX (disponível on-line em www.musicasacrabrasileira.com.br) e dos livros (e-books) Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editoriais (2017); Responsórios do Sábado Santo , de David Perez – estudo e edição crítica; (2017) ; Três Estudos sobre a Recepção da Antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita: Edições, Análises e Gravações (2020); O Orpheon Carlos Gomes (1897-1900) – uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro (2021). 

Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. Fez cursos complementares na Fundação Kurt Thomas da Holanda e na Bachakademie de Stuttgart. Foi regente do Coro de Câmera Pro-Arte de 1976 a 2022, e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba, Polifonia Carioca, Sacra Vox e Fundador, de Puebla, México.

Serviço
O quê:
palestra “Reflexões críticas sobre o projeto editorial Restauração e Difusão de Partituras: Museu da Música de Mariana (2001-2003)”
Quando: 21 de agosto, quinta-feira, às 18h
Onde: Auditório Profa. Maria Cristina Pessi (Udesc Ceart, Bloco Central) | Av. Madre Benvenuta n. 1907, Itacorubi, Florianópolis
Inscrições: no local
Quanto: gratuito e aberto à comunidade 

Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h