Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/11/2008-16h53

Desfile de formatura de Moda une arte ao mercado

  Drag Queens, vestidos deslumbrantes, crianças, retalhos, mendigos, performers com pernas de pau: sobrou criatividade no desfile dos formandos do curso de Moda da UDESC. Duas mil pessoas conferiram o desfile-formatura, que aconteceu no Floripa Music Hall, nessa terça-feira, dia 11. Com o tema “Foto do dia”, as 37 estilistas escolheram uma foto como inspiração para criarem suas coleções. De acordo com a professora Balbinete Silveira, cada estudante criou um book com 120 desenhos, mas apenas três foram selecionados para o desfile. Das coleções apresentadas, 12 serão escolhidas para participar do “Floripa Fashion”, do ano que vem. O resultado da seleção deve sair até a primeira semana de dezembro.

    Para o professor Antonio Vargas, diretor do CEART, o desfile é importante, pois “as empresas podem ver o potencial das alunas, sendo um meio de divulgação do trabalho das futuras estilistas.” O professor reitera o caráter diferenciado do curso da UDESC, que estimula a criatividade na produção das roupas, e não apenas na produção. Criatividade é o que o vice-reitor Antonio Heronaldo também considera como um diferencial das alunas da UDESC.

    O desfile de formatura, dividido em três blocos, contou com peças voltadas para o mercado e criações mais artísticas e ousadas. A coleção “Filhas do Vento”, de Emilie de Lauss, abriu o primeiro bloco, com vestidos leves e inspirados nas fadas. As criações seguintes tiveram as mais variadas inspirações: Art Déco, a estilista Chanel, cultura tibetana, roupas típicas indianas. No encerramento do primeiro bloco, a estilista Maria Paula Tidei apresentou a coleção “Carlota”, com a participação de drag queens vestidas com peças inspiradas na princesa Carlota Joaquina.
   
    No segundo bloco, o destaque foi a coleção “Workers”, de Gisele Cordeiro, baseada no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin. A proposta da estilista foi a criação de figurinos para performances de perna-de-pau,  na qual as modelos não apenas desfilaram, mas equilibraram-se na passarela. Na seqüência, figurinos das décadas de 20 e 60, modelos com roupas que pareciam de bonecas, vestidos inspirados em mangas.

    A ousadia também fez parte do terceiro bloco, com a coleção “À Deriva”, onde as roupas remetiam a vida dos mendigos, com modelos dividindo um pedaço de pão em plena passarela. Cristiane Lanzarin criou roupas que representam consciência ecológica, onde materiais como alumínio, plástico e rede de pesca formam novas criações, ao invés de poluírem nossas praias. Coleções mais sombrias estiveram no terceiro bloco: “Até que a morte me separe”, de Juliana Dias da Rosa, que criou peças semelhantes às mortalhas vitorianas do século XIX; as roupas da coleção “De beata à mentecapta”, de Tatiana Lorenzzoni, relembram a extravagância e a insanidade com desenhos assimétricos.

A organização e a produção do evento foi feita pelas alunas da quarta fase do curso de Moda.

 

Assessoria de Imprensa UDESC

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h