Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/10/2025-19h02

Dez anos depois, baobá plantado no campus da Udesc Esag celebra um legado

Árvore representa a força e a permanência da educação

Mais do que um gesto simbólico, o presente deixado pelo professor Antenor Manoel Naspolini à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) há dez anos, cresce e inspira novas gerações. O baobá doado pelo educador em 2014, durante as comemorações do cinquentenário da Udesc Esag, segue firme no campus da universidade, em Florianópolis, representando a força e longevidade do ensino público.

A lembrança ganha novo significado neste mês de outubro, quando Naspolini, primeiro diretor-geral eleito da Udesc Esag, lançou o livro “O Semeador de Baobás”, durante a 10ª Semana Acadêmica do curso de Administração Pública, de 20 a 22. A obra entrelaça memórias pessoais e reflexões sobre o papel transformador do professor, e faz do baobá, árvore milenar africana, um símbolo de resistência, sabedoria e permanência.

O professor é um semeador de baobás”, costuma dizer Naspolini. E na Udesc Esag, essa metáfora ganhou forma concreta.

O Baobá e o projeto Aflora Udesc

O baobá foi entregue à Udesc Esag em 16 de outubro de 2014, durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), que marcou os 50 anos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Na ocasião, o professor Antenor Naspolini presenteou o então diretor-geral, professor Arnaldo José de Lima, com uma muda da árvore típica do continente africano, como gesto de gratidão e esperança.

Após um ano de cuidados, o baobá foi plantado no entorno da Esag, em 23 de novembro de 2015, no escopo do projeto Aflora Udesc. Este projeto integra o programa de extensão Esag Sênior, que desde 2014 realiza mutirões com seus alunos, para plantio de mudas da Mata Atlântica, retirada de ervas daninhas, colocação de adubo, oficinas de educação  ambiental, construção de espaços de contemplação e descanso, mantendo o compromisso da Universidade com a sustentabilidade. 

O plantio do baobá contou com a presença do diretor-geral da época, professor Arnaldo José de Lima, da diretora de Ensino, professora Ana Paula Menezes, da coordenadora de Extensão, Mariana Ribeiro, e da coordenadora do programa Esag Sênior, professora Emiliana Debetir de Oliveira, além de alunos da turma da Esag Sênior 2015.

Embora não seja uma espécie nativa da Mata Atlântica, o baobá foi escolhido justamente por sua força simbólica: uma árvore de longevidade lendária, que sobrevive por séculos e carrega histórias em seu tronco.

A árvore e o legado

Hoje, uma década depois, o baobá segue crescendo no campus, integrando o paisagismo e a memória afetiva da comunidade acadêmica. Para muitos, ele é uma lembrança viva da dedicação de Naspolini à educação e à construção de uma universidade pública inovadora e plural.

“O prof. Eduardo Jara costumava levar as crianças da Esag Kids para abraçar o baobá. Um abraço cheio de significado, valorizando as ações de extensão, a importância da área verde no Campus para a saúde física e mental; e o cuidado dos seniores com a preservação do meio ambiente ”, comenta a profª Emiliana Debetir de Oliveira, coordenadora do programa Esag Sênior.

“Eu estava presente quando ele foi plantado, e acompanhar o quanto se fortaleceu e vem crescendo ao longo dos anos é muito simbólico pra mim”, conta a servidora Mariana Ribeiro. “Quando li O Pequeno Príncipe ainda criança, o baobá me marcou muito, e a Mari da infância jamais imaginaria que um dia iria ver um sendo plantado. Essa árvore é muito especial: ela representa cuidado, atenção e responsabilidade com o que a gente cultiva. Por isso, ver esse baobá crescendo aqui é quase como ver a própria Esag: enraizada, crescendo com propósito e deixando marcas e cuidando das pessoas que passam por aqui”, comenta a coordenadora de Extensão.

Lançamento do livro “O Semeador de Baobás”

Durante o lançamento do livro “O Semeador de Baobás”, realizado na última segunda-feira, 20 , no auditório da Udesc Esag, Naspolini relembrou que o ato de plantar árvores, ideias e valores é o que dá sentido à sua trajetória.

Saiba mais sobre a história aqui

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão da jornalista Magali Moser

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h