Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/12/2014-17h55

Dia Mundial do Solo é lembrado na Udesc Lages

Solos da Serra Catarinense são considerados bem conservados - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 5, é comemorado o Dia Mundial do Solo, data importante para o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, que há 17 anos possui o Programa Pós-Graduação em Ciência do Solo, oferecendo cursos de mestrado e de doutorado.

O objetivo da data é divulgar a importância do solo como um componente vital para a humanidade. Para o coordenador do programa de pós, Álvaro Mafra, celebrar o dia significa alertar as pessoas sobre como o solo é essencial para o equilíbrio do planeta. "A natureza é interligada e, assim como todos os demais recursos naturais, o solo está sujeito à degradação por causa do desmatamento, da urbanização e de várias outras ações humanas", diz ele.

Segundo o professor, a Serra Catarinense ainda mantém o solo conservado, apesar de alguns desafios. "O monocultivo em áreas muito extensas se torna uma ameaça. O ambiente natural está em equilíbrio quando é diversificado", afirma Mafra, lembrando que o solo é um recurso natural não renovável, "por isso, precisamos mudar essa visão extrativista e criar uma relação de cuidado com meio ambiente de modo geral".

Sobre a data

O Dia Mundial do Solo foi criado em 2002 pela União Internacional de Ciência do Solo (IUSS). Em 2013, na 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia foi reconhecido por sua relevância em sustentar a vida e contribuir para o bem estar da humanidade. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) também apoia a comemoração da data.

Cursos de Ciência do Solo

Na Udesc Lages a pós-graduação em Ciência do Solo existe há 17 anos, desenvolvendo estudos e pesquisas que são referências na área. Suas principais atribuições são: recomendação de adubação para corrigir a fertilização do solo ácido; avaliação de conservação do solo e da água em sistemas de produção; mapeamentos e estudos para identificar a formação e composição dos solos; incentivo ao uso adequado de resíduos na melhoria do solo; divulgação de trabalhos e análises do solo que são feitos para os agricultores.

Além formar profissionais, a Udesc Lages também é representada em organizações como a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS) e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) com a participação de cerca de 20 professores e pós-graduandos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h