Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/09/2019-13h34

Dica de colegas da Udesc Esag para conquistar uma bolsa internacional: vá além da sala de aula

Arthur (acima) vai estudar na Universidade de Bayreuth (Alemanha)   e Gabriel, na Universidade do Porto (Portugal) no semestre 2020/1 -  Fotos: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag e Divulgação
Ambos levam o curso a sério e – consequentemente – obtêm ótimas notas. Arthur Vier, 19, e Gabriel Okawati, 22, colegas na graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), têm ainda mais uma coisa em comum: vão estudar na Europa, com bolsas do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Prome) no próximo semestre.

O envio de dois alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) para o exterior com bolsa, no mesmo semestre, é uma novidade do último edital do Prome, que tradicionalmente seleciona um estudante por centro da Udesc. Desta vez, os centros puderam optar por oferecer uma segunda bolsa, com recursos do orçamento próprio. A Udesc Esag foi uma das unidades que aderiu à proposta.

Eles terão a oportunidade de cursar um semestre letivo de Economia na instituição conveniada escolhida, com passagens aéreas, seguro de saúde e uma ajuda de custo mensal de 600 euros por seis meses, tudo pago pela Udesc. Arthur vai para a Universidade de Bayeruth (Alemanha) e Gabriel para a Universidade do Porto (Portugal).

Arthur e Gabriel foram selecionados no edital principalmente pelas boas notas. Certamente eles se dedicam às aulas, mas o bom desempenho tem também uma outra explicação. Os dois concordam que a participação em grupos de estudos e pesquisa abertos aos alunos ajudaram a turbinar o aproveitamento.

Oportunidades

Para Arthur, faz muita diferença participar do Clube de Finanças, liga universitária voltada ao estudo do mercado financeiro. “Você passa por estudos de nivelamento quando entra, o que já dá um ganho grande, e aprende muito a ser autodidata, a buscar o conhecimento, além de utilizar melhor o tempo”, garante. O clube já o ajuda até a direcionar a futura carreira. Arthur se interessa por programação é quer trabalhar como cientista de dados.

Já para Gabriel, foi a participação num projeto de pesquisa – apresentado na última edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Udesc. Ele estudou o mercado de trabalho das profissões da chamada área STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Curiosamente, ele vem dessa área. Estudou Engenharia Mecânica por três anos e meio, até finalmente optar pela Economia.

Além de aproveitar as oportunidades que a Udesc Esag oferece de aprimorar a formação, os dois estudantes concordam na principal recomendação para disputar uma bolsa no exterior. “Boas notas são fundamentais”, diz Arthur. “Mas elas são consequência”, completa Gabriel, para quem o fundamental é levar o curso a sério, “como se fosse um emprego”.

Prome

Desde 2011, 19 estudantes da Udesc Esag foram selecionados para estudar no exterior com bolsas do Prome. Receberam a bolsa nesse período sete alunos do curso de Administração Empresarial, seis de Administração Pública e seis de Ciências Econômicas.

Consulte aqui a lista completa dos bolsistas

Os 19 bolsistas escolheram 13 universidades de seis países. Sete optaram por univesidades da Alemanha (HTW Berlin, Aalen e Bayreuth),  quatro por Portugal (MinhoPorto e Lusófona de Lisboa), três pela França (Amiens, Versailles Saint-Quentin e Clermont), dois pela Espanha (Sevilla e Cádiz), dois pela Itália (Ferrara) e um pela Suécia (Jönköping).

Saiba mais sobre o Prome Internacional em udesc.br/esag/intercambio/prome.

Conheça todas as oportunidades de intercâmbio para alunos da Udesc Esag em udesc.br/esag/intercambio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Arthur (acima) vai estudar em Bayreuth (Alemanha) e Gabriel em Porto (Portugal)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h