Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/09/2021-17h07

Disciplinas da Udesc Planalto Norte utilizam Laboratório Virtual de Programação

Professor Antônio Tamanini usa recurso em disciplinas do curso de Sistemas de Informação - Foto: Pexels
Desde que as aulas passaram a ocorrer de forma remota, em virtude da pandemia de Covid-19, professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) enfrentam o desafio de encontrar soluções para otimizar o ensino dentro desse novo contexto.

Docente do Departamento de Sistemas de Informação do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul, o professor Antônio Carlos Tamanini utiliza neste semestre uma ferramenta auxiliar inovadora: o Laboratório Virtual de Programação (do inglês Virtual Programming Lab - VPL).

Usado para as aulas práticas de programação do curso de Sistemas de Informação, a ferramenta é um software livre, integrada à plataforma Moodle.  A novidade será utilizada pelo professor nas disciplinas de Programação I, II e III e de Inteligência Artificial.

Benefícios

Segundo Tamanini, com o recurso o aluno escreve o código de programação solicitado no enunciado pelo professor e o programa é executado dentro do VPL, retornando a resposta esperada. A correção é realizada dentro do próprio Moodle.

"Desta forma, o que antes demandava acompanhamento pessoal do professor em laboratório com cada aluno, agora pode ser acompanhado remotamente e pode-se até mesmo automatizar a avaliação, devolvendo a resposta ao aluno se o programa que ele escreveu na ferramenta está correto ou não", destaca o docente.

Linguagens

Tamanini ressalta que a ferramenta pode ser utilizada em diversas linguagens de programação e, portanto, poderá ser útil em muitas disciplinas de cursos da universidade.

Nas disciplinas ministradas pelo professor na Udesc Planalto Norte, serão utilizadas, por meio do VPL, as seguintes linguagens de programação: Python (para desenvolvimento de aplicativos com interface gráfica); Prolog (processamento de regras de produção); Octave e Matlab (visualização de dados e processamento de imagens); SQL (conexão com banco de dados); HTML e CSS (construção de aplicativos para Web); e Javascript (construção de aplicativos para Web e dispositivos móveis).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail antonio.tamanini@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Antônio Tamanini utiliza recurso em disciplinas do curso de Sistemas de Informação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h