Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/02/2026-17h13

Dissertação mapeia cinco décadas de produção científica da Udesc Lages

Estudo analisa 142 currículos de docentes, dimensionando a evolução e o impacto da pesquisa no Centro

Da produção científica à inovação: Ana Paula transforma cinco décadas de pesquisa da Udesc Lages em conhecimento estratégico. Foto: Carla Torres
A produção científica da Udesc Lages será tema de apresentação pública de dissertação na próxima terça-feira, 25 de fevereiro de 2026, às 16h, no Salão de Atos da Udesc Lages. O trabalho, A produção científica docente do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina: um estudo cienciométrico a partir do Currículo Lattes, foi desenvolvido pela bibliotecária, servidora da Udesc Lages e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Ana Paula Puhl Sehn.

A dissertação analisou 142 docentes efetivos e aposentados da Udesc Lages entre 1973 e 2024, avaliando não apenas a produção bibliográfica, mas também a atuação em orientações acadêmicas e seu impacto na comunidade científica. O estudo sinaliza trajetórias de pesquisa, disciplinas e áreas com mais produção e citações, oferecendo um panorama robusto sobre a evolução institucional como ambiente formador de conhecimento e de pesquisadores ao longo de cinco décadas.

Além de sua atuação como pesquisadora, Ana Paula integra o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Udesc Lages, instância local vinculada à Secretaria de Inovação, Parcerias e Empreendedorismo (Sipe) da Udesc – órgão que apoia a transformação de ideias em projetos de impacto, fomenta a inovação tecnológica, a propriedade intelectual, o empreendedorismo e a transferência de conhecimento para o setor produtivo. No NIT, Ana Paula atua diretamente no fortalecimento do ecossistema de inovação da Udesc Lages, conectando sua expertise em organização e análise da informação científica à promoção de soluções inovadoras, parcerias estratégicas e iniciativas que ampliam a integração da universidade com a sociedade e o desenvolvimento regional.

Entrevista ao Programa Minuto da Pesquisa: como dados institucionais fortalecem a divulgação científica

Como parte das ações de divulgação científica, Ana Paula Puhl Sehn participa do programa Minuto da Pesquisa, da Rádio Udesc FM Lages (106,9 FM), na terça-feira, 24 de fevereiro, às 8h. Durante a entrevista, a pesquisadora apresenta os objetivos do estudo, explica a importância da cienciometria para compreender o desenvolvimento institucional e destaca os principais resultados identificados a partir da análise dos currículos Lattes. A conversa aborda o papel da produção científica na consolidação da Udesc Lages como referência regional e nacional e reflete sobre a importância de transformar dados científicos em informação estratégica sobre a universidade.

O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 8h, com reprise às quartas-feiras, às 20h. Cada edição apresenta pesquisas desenvolvidas no Centro e seus impactos para a comunidade científica e para a sociedade.

SERVIÇO

Entrevista – Rádio Udesc FM Lages

O QUÊ? Programa Minuto da Pesquisa.
QUANDO? Terça-feira, 24 de fevereiro, às 8h (reprise quarta-feira, às 20h).
ONDE? Rádio Udesc FM Lages – 106,9 FM.

Apresentação pública da dissertação
O QUÊ? Defesa/apresentação pública de mestrado sobre a produção científica da Udesc Lages.
QUANDO? Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026, às 16h.
ONDE? Salão de Atos da Udesc Lages (prédio da Administração).
PARA QUEM? Aberto ao público em geral.


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Carla Simone Doyle Torres
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Da produção científica à inovação: Ana Paula transforma cinco décadas de pesquisa da Udesc Lages em conhecimento estratégico. Foto Carla Torres
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h