Cinco trabalhos foram selecionados pela Comissão de Seleção montada pela Direção de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Artes da UDESC. Os contemplados foram: Rodrigo Moreira da Silva (Música); Ana Lara Vontobel Fonseca e Leon de Paula (Teatro); Márcia Regina Pereira de Souza e Alice de Oliveira (Artes Visuais).
A Comissão de Seleção - supervisionada pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CEART Guilherme Sauerbronn de Barros - procurou contemplar os trabalhos que atendiam critérios explícitos no edital, como excelência acadêmica, atualidade e relevância do tema, além de originalidade da pesquisa e coesão textual. De acordo com Guilherme "foram 14 projetos inscritos e os cinco selecionados refletem os objetivos traçados pelo edital, em especial o de estimular a produção acadêmica de alto nível".
O professor Leon de Paula, autor de um dos projetos escolhidos, conta que a dissertação intitulada Ecos dos Sermões - A Paixão Segundo Todos os Homens trata das encenações teatrais ocorridas no período das Semanas Santas entre 1977 a 1986 ocorridas nas dunas da Lagoa da Conceição e da praia dos Ingleses. “Coordenadas por Wilson Rio Apa, essas encenações chegavam a contar com mais de dez mil pessoas por apresentação e são uma referência de pós-modernidade no teatro feito no sul do Brasil, especialmente em Florianópolis”. Através da publicação, os leitores têm noção de como os artistas de teatro se relacionam com o desenvolvimento da cidade, especialmente nas últimas décadas do século XX, explica Leon.
O orientador da dissertação intitulada Ratoeira Não me Prende Que Eu Não Tenho Quem me Solta..., professor Acácio Piedade, esclarece que a tese se insere na linha de música e relações de gênero. Segundo ele “a dissertação representa um importante passo na divulgação do conhecimento sobre as práticas musicais tradicionais no litoral catarinense”.
Já Márcia Regina Pereira de Sousa, autora do projeto O Livro De Artista Como Lugar Tátil faz uma reflexão acerca das dimensões táteis observadas em livros de artista que apresentam significativas características de fisicalidade e materialidade, a partir de sua experiência pessoal em folheá-los. “Também analiso diferentes conceituações relativas ao livro de artista, com o fim de colaborar na compreensão das especificidades do campo. No último capítulo do trabalho, discuto a minha própria produção em livros, estabelecendo diálogos com obras e procedimentos de outros artistas”, diz Márcia.
A professora Sandra Makowiecky, orientadora da dissertação de Alice de Oliveira Viana, denominada A Persistência dos Rastros: Manifestações do Art Dèco na Arquitetura De Florianópolis, esclarece que um grande mérito dessa pesquisa é sua contribuição, através da temática escolhida, para o desenvolvimento da historiografia da arte local, pensada por quem vive essa realidade, mostrada através de exaustiva pesquisa documental. O art-déco em Florianópolis é pouco valorizado , mas como mostra Alice, é resistente e persistente, atuando na construção do imaginário urbano de seus habitantes.
Para formar a comissão julgadora, representantes das áreas contempladas – música, teatro e artes visuais – indicaram nomes de docentes qualificados e credenciados em programas de Pós-Graduação, sendo a maior parte deles bolsistas de produtividade do CNPq.
Desta forma, a comissão ficou constituída por Blanca Brites (PPGAV-UFRGS), Marta Isaacson Silva (PPGAC-UFRGS), Almerinda da Silva Lopes (PPGA-UFES), Maria Lucia Pascoal (PPGM-Unicamp), Luciana Del Ben (PPGMUS-UFRGS) E Neyde Veneziano (PPGA-Unicamp). A comissão destacou a importância da iniciativa do CEART em valorizar a produção dos seus Programas de Pós-Graduação e ressaltou, ainda, a qualidade dos trabalhos inscritos.
Por intermédio dos Programas de Pós-Graduação e da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação do CEART/UDESC as publicações serão brevemente disponibilizadas ao público interessado.
Veja abaixo a lista detalhada dos contemplados no edital:
Música:
Ratoeira Não me Prende Que Eu Não Tenho Quem me Solta: Música de Tradição Oral e Identidade Cultural em Santa CatarinaAutor: Rodrigo Moreira da Silva
Orientador: Acácio Piedade
Teatro:
Infância Trágica: Maneiras de Ser e Morrer Criança no Universo Espetacular Clássico AtenienseAutor: Ana Lara Vontobel Fonseca
Orientador: Beatriz Ângela Vieira Cabral
Ecos dos Sermões: A Paixão Segundo Todos os Homens, de Wilson Rio Apa, em FlorianópolisAutor: Leon de Paula
Orientador: Vera Martins Collaço
Artes Visuais:
O Livro De Artista Como Lugar TátilAutor: Márcia Regina Pereira de Souza
Orientador: Silvana Barbosa Macedo
A Persistência dos Rastros: Manifestações do Art Dèco na Arquitetura De FlorianópolisAutor: Alice de Oliveira
Orientador: Sandra Makoviecky
Assessoria de Imprensa Udesc
(48) 3321 8143