Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/04/2023-15h33

Docente da Udesc Cead lança livro nesta terça à noite sobre experiências pedagógicas

A Biblioteca Central (BC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá o lançamento presencial do livro "Brechas no monólito educacional: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos 1950 e 1960" nesta terça-feira, 11, às 19h, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. O evento será gratuito e aberto ao público.

Organizada pelo professor Norberto Dallabrida, do curso de Pedagogia a Distância da Udesc Cead, a coletânea conta com a contribuição de 23 pesquisadores vinculados a universidades de oito estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe e Ceará.

Entre os autores de capítulo, estão Letícia Vieira e Marilane Machado de Azevedo, técnicas da Udesc Cead com doutorado nas suas áreas, e Fernanda Gomes Vieira, egressa do curso de Pedagogia a Distância.

A obra apresenta "experiências pedagógicas de vanguarda pautadas em metodologias ativas e colaborativas no ensino secundário, e que ressoam nos atuais ensino médio e fundamental, na medida em que defendem o protagonismo dos estudantes e a interdisciplinaridade".

Segundo Norberto, "a pesquisa foi estimulada pelas atuais mudanças no ensino médio brasileiro, procurando dialogar com o passado, para assim usá-lo na inovação pedagógica atual".

Sobre o organizador

Nascido em Rio dos Cedros, Norberto Dallabrida é professor no curso de Pedagogia a Distância e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc. Ele é licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Dallabrida é autor de vários livros, incluindo "A fabricação escolar das elites: o Ginásio Catarinense na Primeira República", e de vários artigos científicos sobre educação e a colonização trentina e italiana na Colônia Blumenau.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail norbertodallabrida@hotmail.com.

Serviço

O QUÊ: Lançamento do livro "Brechas no monólito educacional: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos 1950 e 1960", de Norberto Dallabrida.
QUANDO: 11 de abril, às 19h.
ONDE: Biblioteca Central da Udesc, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h