Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/08/2019-13h15

Doutorado em Administração da Udesc Esag tem primeira defesa de tese nesta sexta

Pesquisa de doutorado trata da empregabilidade de mulheres em empresas de tecnologia na Grande Florianópolis - Foto: Getty Images
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sua primeira defesa de tese nesta sexta-feira, 23, às 14h, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. A pesquisa que resultou na tese, da doutoranda Giselle Meira Kersten, trata dos “fatores que influenciam a empregabilidade das mulheres nas empresas de tecnologia da Grande Florianópolis”.

Giselle Kersten tem formação em Economia e Direito e também é professora da Udesc Esag desde 2005. Orientada pelo professor Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, a pesquisa buscou identificar a interferência de três tipos de fatores (histórico-socioculturais, biológicos e legais) na contratação, manutenção do emprego e ascensão profissional das mulheres.

A pesquisadora usou uma distinção entre duas categorias. Uma delas é o sexo, relacionado a fatores biológicos e legais (em geral envolvendo questões ligadas à gestação e maternidade). O outro é o gênero, ligado aos os perfis profissionais considerados masculinos ou femininos (que, no entanto, podem ser exercidos indistintamente por homens ou mulheres).

Além de uma contextualização histórica da participação da mulher no mercado de trabalho, a pesquisa abordou a empregabilidade de mulheres em três empresas do polo tecnológico da Grande Florianópolis: uma prestadora de serviços de suporte para hardware e software, uma empresa dedicada a serviços inteligentes e uma plataforma de ensino à distância.

Barreiras

O estudo demonstrou que, no momento da contratação, as mulheres encontram mais barreiras ligadas ao sexo. “São fatores biológicos e legais ligados à gestação e à maternidade, principalmente”, explica a pesquisadora. Basicamente, empresas hesitam em contratar mulheres que podem ter filhos e tirar licenças maiores que os homens.

Já na ascensão profissional, as barreiras são mais ligadas ao gênero (fator histórico-sociocultural). “As empresas foram construídas por homens para serem geridas por homens, o que privilegia o papel masculino nos cargos mais altos”, avalia Kersten. Mulheres chegam a altos níveis hierárquicos quando assumem um perfil socialmente ligado ao gênero masculino.

Em relação à manutenção do emprego, segundo a pesquisadora, há fatores ligados tanto ao sexo (biológico) quanto ao gênero (social) que trazem desvantagens para as mulheres. “Historicamente aos homens foram reservados os papéis de produção e, às mulheres, o de reprodução”, diz a pesquisadora. Isso explicaria a presença maior delas em setores como a educação.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais (teses, no caso do doutorado), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores e necessárias para obtenção do título de doutor ou doutora. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Além do orientador, professor Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, a banca examinadora da defesa de doutorado terá as professoras Dannyela da Cunha Lemos e Paula Chies Schommer (Udesc Esag), Joana Stelzer e Bernardo Meyer (Universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc).

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Empregabilidade de mulheres em empresas de tecnologias foi tema do estudo
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h