Doutoranda Aline de Lima qualificará projeto sobre
reabilitação e lesão da medula espinal - Foto: Divulg.
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), terá a primeira qualificação de doutorado do
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) na próxima quarta-feira, 16, às 14h, na Sala Espine (segundo andar do Prédio da Biblioteca), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
O projeto a ser qualificado é da doutoranda
Aline de Lima, sob orientação do coordenador do
Núcleo de Pesquisa em Lesão da Medula Espinal (Nuleme), professor
Jocemar Ilha, e tem o título "Efeitos de Rehabilitation Based on Activity Constraint-Induced Therapy for People with Spinal Cord Injury (ReACT-SCI) na mobilidade de indivíduos com lesão da medula espinal incompleta".
"A primeira qualificação de doutorado do PPGFT marca um passo histórico na consolidação do nosso programa", diz o coordenador do PPGFT, professor
Rodrigo Okubo.
Para ele, esse marco reforça "nosso compromisso com a formação de pesquisadores críticos, éticos e capazes de promover avanços reais na Fisioterapia. É motivo de orgulho ver nossas pesquisas ganhando corpo e contribuindo para transformar a saúde na sociedade".
Curso pioneiro no Sul do Brasil
O Doutorado em Fisioterapia da Udesc Cefid é o primeiro da área na Região do Sul do Brasil, tendo iniciado suas atividades no primeiro semestre de 2024, e hoje conta com 28 estudantes e 19 docentes. O Mestrado em Fisioterapia, que funciona desde 2011, também teve esse pioneirismo regional, já registra
mais de 200 dissertações defendidas e atualmente está com cerca de 40 acadêmicos.
A área de concentração é Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, com quatro linhas de pesquisa: Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Metabólica; Fisioterapia Musculoesquelética; Fisioterapia no Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico; e Fisioterapia Neurofuncional.
Na semana passada, o PPGFT encerrou as inscrições para as
próximas turmas de mestrado e de doutorado e também para
duas bolsas de estágio pós-doutoral. Na próxima quinta-feira, 17, o programa abrirá o prazo de inscrição para quem tem interesse em fazer
disciplinas isoladas na pós-graduação.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas na
página do PPGFT e pelo e-mail
ppgft.cefid@udesc.br.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637