Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/03/2021-17h00

Educação empreendedora na universidade é tema de tese de doutorado na Udesc Esag

 
Pesquisa ouviu egressos e formandos do curso de Administração -  Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Udesc Esag
Nilvane Boehm Manthey defenderá nesta segunda-feira, 29, às 14h, sua tese “O papel da universidade na educação empreendedora: um estudo fenomenográfico com empreendedores egressos e formandos em Administração”, no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa teve orientação do professor Éverton Luis Pellizaro de Lorenzi Cancellier.

As defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) estão sendo realizadas por videoconferência, em plataformas on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta segunda-feira, 29, a partir das 14h)

A pesquisa analisou o papel da universidade na educação empreendedora de formandos e egressos do curso de Administração. O estudo identificou uma espiral de aprendizagem do empreendedor, formada por quatro aspectos críticos: conceber e implementar ideias de negócios, conhecer e aplicar ferramentas de gestão, gerar e manter relacionamentos e experienciar dificuldades e insucesso.

Os entrevistados, no entanto, atribuem quatro concepções distintas de empreendedorismo ao aprender: como atividade econômica, como estilo de vida como autodesenvolvimento e como transformação social. Assim, mesmo que os aspectos críticos sejam comuns a todos, a aprendizagem se dá conforme as concepções de cada um.

O estudo concluiu pela necessidade de inclusão dos aspectos críticos da espiral de aprendizagem como práticas pedagógicas. É necessário ensinar mostrando a aplicação prática, proporcionar a experiência de criar, testar e errar, fomentar relações interpessoais e o autoconhecimento e abordar o empreendedorismo como realização de propósito social.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisa ouviu egressos e formandos do curso de Administração
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h