Isadora e Claudione na cerimônia de premiação.
Foto: Divulgação
Duas pesquisadoras do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, receberam a “Premiação Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 2025”.
A egressa Isadora Oliveira dos Santos e a professora Claudione Fernandes de Medeiros, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, foram premiadas como melhor trabalho na categoria “Prêmio Estudante - Tema Geral”. O reconhecimento é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Isadora, que teve a orientação da docente Claudione.
“A conquista da Isadora representa não apenas o talento e a dedicação de uma estudante, mas evidencia a qualidade do ensino público e gratuito que oferecemos na Udesc, ali tem um pouquinho de cada professor somado ao esforço de nossa egressa”, enfatiza a orientadora.
Conferido pelo
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), o prêmio é um reconhecimento nacional destinado a estudantes e professores da área que se destacam pela qualidade acadêmica, inovação e relevância social de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A cerimônia de premiação foi realizada nessa quinta-feira, 11, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Florianópolis.
Para a professora Claudione, a premiação é motivo de enorme orgulho e significado, e reforça o papel da Udesc na produção de conhecimento, na inovação e na construção de soluções urbanas que dialogam diretamente com as necessidades da região, buscando uma cidade mais justa e igualitária.
Sobre o TCC premiado
Intitulado “O Terceiro Lugar: Centro de Integração Social e Parque Urbano como Agente de Transformação Social em Laguna/SC”, o Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento de um Centro de Integração Social associado a um Parque Urbano, com foco no fortalecimento socioeconômico da cidade de Laguna.
O projeto contempla cursos, atividades culturais e esportivas, estímulo à geração de renda, suporte social e criação de espaços de lazer qualificados.
A pesquisa fundamenta-se no conceito de “Terceiro Lugar”, de Ray Oldenburg (1989), que define espaços de convivência comunitária além da casa e do trabalho, essenciais para relações sociais, trocas de experiências e construção coletiva. Ainda, foi inspirada em referências internacionais, como os processos de revitalização urbana de Medellín, demonstrando o potencial transformador de investimentos em infraestrutura social e cultural.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail
claudione.medeiros@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006