Guilherme Reitz (à esq.) e o sócio Leandro Baptista, fundadores do Axado. Foto: Divulgação
Uma startup criada por um aluno durante seu mestrado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi adquirida esta semana, em uma transação de R$ 26 milhões, pela Mercado Livre, maior ambiente de compra e venda online da América Latina.
O Axado – que atua na área de logística, com um sistema que precifica, rastreia e faz a gestão de fretes para varejistas – foi fundado em 2011 por Guilherme Reitz e outros três sócios: Leandro Baptista, Michel Kommers e Eduardo Franceschett.
Na época, Guilherme cursava o Mestrado Profissional no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). A criação da start-up foi tema de sua dissertação, defendida no segundo semestre de 2012.
Com o título “O desafio da estratégia em empresa nascente inovadora: o caso da Axado Tecnologia S/A”, o estudo foi orientado pelo professor Éverton Luís Pelizzaro de Lorenzi Cancellier.
Anunciada na última segunda-feira, 6, em uma entrevista coletiva em Florianópolis, a negociação com o Mercado Livre iniciou há cerca de seis meses.
Apesar da aquisição, a startup continuará funcionando de forma independente, com a atual cartela de clientes, escritório-sede em Florianópolis e os quatro sócios à frente da gestão.
A negociação está entre os maiores investimentos realizados pelo Mercado Livre nos últimos anos. A aquisição visa fortalecer as soluções de logística para os clientes, uma vez que o Axado já era responsável, há dois anos, pelo cálculo de frete de importantes lojistas de sua plataforma.
Ponto de partida
Segundo Guilherme Reitz, antes de criar o Axado, ele e Leandro Baptista foram sócios em uma empresa de máquinas e equipamentos, e a necessidade de buscar melhores soluções para o envio de mercadorias para clientes de todo o País foi o ponto de partida para a dupla iniciar o plano de negócios da startup.
"A grande dificuldade de calcular de forma precisa o valor final do frete de um produto para os lojistas nos fez pensar em um produto para solucionar essa questão", conta.
A plataforma de gestão desenvolvida pela empresa simplifica a logística e a torna mais eficiente em termos de prazo, valor e rastreamento da entrega.
Além da Mercado Livre, a empresa opera tem como clientes grandes marcas do varejo nacional, como Casas Bahia, Extra, Marisa, Vivara, Arezzo e Decathlon.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281