Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/11/2014-17h46

Encontro da Udesc Lages fomenta cultura da pereira

Palestrante apresentou experiências norte-americanas                 Foto: Silvia Cristina/Ascom Udesc
Iniciou nesta quarta-feira, 5, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, a 5ª Reunião Técnica da Cultura da Pereira. A abertura aconteceu pela manhã, no Anfiteatro Caverna, reunindo pesquisadores, técnicos de universidades, estudantes, produtores e representantes de entidades de pesquisas nacionais e internacionais.

"A produção de peras de qualidade é uma realidade da Serra Catarinense, comprovada por anos de pesquisa". É o que afirma o professor de Fruticultura do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Bruno Dalazen Machado, que ministrou a palestra de abertura do evento. "Basta que as instituições se unam para desenvolver tecnologias e oferecer condições ideais para os produtores", afirma ele.

Outro destaque do encontro foi a palestra do professor da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, Todd Einhorn, que falou sobre novos portaenxertos para a cultura da pereira. Ele apresentou experiências e estudos norte-americanos. "Os Estados Unidos são o segundo maior produtor mundial de pera e a Universidade do Estado do Oregon possui uma riqueza imensa de estudos, por isso este intercâmbio é importantíssimo", diz ele.

Reconhecer as principais dificuldades do cultivo da pereira no Brasil é um dos desafios desta edição da reunião, que contará com a experiência de pesquisadores brasileiros e de outros quatro países: Argentina, Estados Unidos, Itália, Uruguai. "Esta troca de conhecimento viabiliza o desenvolvimento de novas técnicas e fomenta a cultura da pera”, afirma o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Mário Ângelo Vidor.

Para o coordenador do evento, Leo Rufato, reduzir a importação da fruta e aumentar a produção de qualidade é melhor alternativa para o setor. "É preciso fortalecer a cultura e a identidade da pereira brasileira", diz ele.

Programação

Além de palestras com pesquisadores do Brasil e do exterior, a 5ª Reunião Técnica da Cultura da Pereira terá apresentações de trabalhos e mesas redondas. O evento, que é promovido pelo grupo de fruticultura da Udesc Lages, seguirá nesta quinta-feira, 6, com a expectativa de reunir mais de 250 pessoas.

A programação completa pode ser acessada no site do grupo. As palestras também podem ser assistidas pela internet, em tempo real. Mais informações podem ser obtidas para pelos telefones (49) 2101-9179 e 9243 e por mensagem para fruticulturaudesc@yahoo.com.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h