Evento ocorreu na Udesc Laguna - Fotos: Div.
Cerca de 200 pessoas, dentre acadêmicos, servidores e convidados, prestigiaram o 1º Encontro de Empresas Juniores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Eejudesc), realizado entre 28 e 29 de setembro no Auditório do Centro de Educação Superior do Extremo Sul (Ceres), em Laguna.
A programação foi organizada no formato de palestras, com quatro mesas que abordaram os seguintes temas: internacionalização, inovação, carreira profissional e vendas.
O evento contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais e estudantes dos 13 centros da universidade e também do Movimento Empresa Júnior (MEJ).
Empresas presentes
Marcaram presença acadêmicos das seguintes empresas juniores já constituídas na instituição: PotenciAgroJúnior (CAV), Alquimia (CEO), Atrium Engenharia Jr. (CCT), CAV Florestal Jr. (CAV), Esag Jr. (Esag), iDealize Jr (Ceres), Inventório (Ceart), Konvex Jr. (CCT), Petrojunior (Cesfi), Projeta Ambiental Jr. (CAV), Smart Consultoria Jr. (CCT) e Zootec Jr. (CEO).
Também participaram alunos de empresas juniores que estão sendo incubadas ou em formação: Inova Foz (Cesfi), Absa Geo (Faed), Inkuba Kids (Esag) e Movimento Estudantil (Cead).
Estiveram presentes, ainda, representantes do Ceavi e do Ceplan, que estão trabalhando para reorganizar e reativar EJs, e do Cesmo, que enviou quatro alunos da primeira turma de Sistemas de Informação.
Os debates tiveram participação ativa da plateia e levantaram dúvidas e questionamentos sobre os temas abordados e também sobre aspectos práticos para criação de empresas juniores na Udesc, além de incentivos à inovação, apoio docente, mobilização estudantil, responsabilidade social e ambiental, dentre outros temas.
Fortalecimento
O coordenador de Extensão, Eduardo Jara, destacou que o 1º Eejudesc "foi muito elogiado pelos acadêmicos, que ressaltaram a importância desse evento inovador, que veio para fortalecer o MEJ na Instituição”.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, enalteceu o trabalho realizado pela equipe da pró-reitoria e afirmou que “os acadêmicos são a razão de todo o trabalho realizado". "Fortalecer as empresas juniores passa a ser um compromisso coletivo”, ressalta.
No encontro foi redigida a Carta da Laguna, um documento com informações sobre o momento atual das empresas juniores na Udesc, demandas e expectativas para um futuro promissor do MEJ na universidade. A carta será entregue ao reitor, Dilmar Baretta, como sugestão para orientar ações institucionais na área.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009