Parte da equipe que disputará competição - Foto: divulgação
A equipe Albatroz Aerodesign, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, viaja nesta quarta-feira, 23, para São José dos Campos (SP). O grupo, formado por alunos das Engenharias Mecânica, Elétrica e Civil, disputará a 15ª edição do SAE Brasil Aerodesign, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro, e envolverá 105 aviões projetados e construídos por estudantes de engenharia de várias partes do Brasil, além da Venezuela, México e Peru.
Os ensaios com partes do novo protótipo começaram no início do ano e os
testes iniciaram em agosto. Segundo o capitão da equipe, Robertson Buse, o monomotor teve algumas alterações. “O avião está com dimensões menores. Foi uma mudança no regulamento da competição”, explica.
Outra alteração importante foi no peso do protótipo, que é o mais leve fabricado até hoje pela equipe. O avião deverá ter capacidade para transportar 11,5 kg, somando o próprio peso e a carga de madeira determinada pela competição.
Este ano a equipe também conta com uma novidade para ajudá-la a avaliar a performance da aeronave durante as provas “Foram colocados sensores no avião, que poderão verificar a velocidade, altitude e aceleração atingidas”, contou Robertson.
Além da Categoria Regular, composta por 16 integrantes, outros seis acadêmicos vão estrear na Classe Micro, onde utilizarão um avião menor com motor elétrico, que deverá fazer o transporte de bolinhas de tênis.
São patrocinadores da Equipe Albatroz: Udesc, Omax, Crea-SC, Fibertex, Erzinger, Boreal, Alltec, Ceaj, PTC e Metalab.
Assessoria de Imprensa da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Fone: (47) 4009-7930