Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/11/2025-16h41

Escola É Lugar de Ciência encerra na Udesc Faed com debate sobre educação democrática

Evento contou com três mesas-redondas no auditório Tito Sena, na Udesc Faed. Foto: Julia Vicente/ASCOM
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu nesta terça-feira, 11, o segundo e último dia das atividades do seminário Escola é Lugar de Ciência: “Caminhos para uma educação democrática”, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/SC), outras instituições de ensino superior e entidades.

O objetivo do evento é promover, estimular e destacar iniciativas que promovam a educação para a ciência e a formação de jovens cientistas desde as etapas iniciais da educação básica. No Auditório Tito Sena, ocorreram três mesas-redondas, entre 8h e 16h. Na primeira, "A ciência na educação em tempo integral", houve participação de Alexandre Falcão de Araújo, coordenador-geral substituto de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC).

A segunda mesa, com o tema "Educação e popularização da ciência: a perspectiva do MCTI", contou com a presença de Carlos Wagner Costa Araújo, assessor do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Educação pela ciência e políticas públicas

A terceira e última mesa do evento, com o tema "Educação pela ciência e políticas públicas", foi mediada pela deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, com participação de Samuel Goldenberg, da diretoria da SBPC, de Luciane Bisognin Ceretta, secretária de Estado da Educação de Santa Catarina, e da professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da Udesc Faed e também membro da Anped/WERA.

Para a deputada Luciane Carminatti, a escola precisa construir a consciência sobre entre o que faz bem e o que é terrível para a humanidade, e que estamos perdendo a dimensão da ética profissional. "Se a escola for para reproduzir pensamentos preconceituosos e de discriminação, então não é necessária a sua existência. Por essa razão, precisamos construir uma educação emancipatória", comentou, no papel de mediadora da mesa.

A secretária de Estado da Educação de Santa Catarina, Luciane Ceretta, afirmou que o governo tem feito nos municípios um trabalho para desenvolver o pensamento crítico nas escolas. "Educar pela ciência é reconhecer a escola como um espaço de pensamento crítico, despertando o interesse e a curiosidade em nossos alunos. Para isso, temos que fazer o elo entre escola, educação básica e a pesquisa e produção da ciência", considerou. 

Primeiro dia de debates na Alesc

O primeiro dia do seminário, na segunda-feira, 10, houve palestras e mesas-redondas no plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Alesc. Entre os temas debatidos, estão Educação e direitos humanos, educação antirracista, combate à desinformação, bibliotecas escolares, ciência e diversidade, pluralidade epistemológica e justiça climática. De acordo com a SBPC/SC, as discussões apontaram questões fundamentais para uma agenda político-pedagógica comprometida com uma educação emancipatória e democrática.

Três docentes, uma pós-doutoranda e uma doutora egressa da Udesc Faed participaram como palestrantes e mediadoras na programação do primeiro dia:
  • Maria Elisa Máximo, pós-doutoranda da Udesc Faed e integrante da SBPC/SC;
  • Regina Lima, egressa da Udesc Faed 
  • Lourival José Martins Filho, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo);
  • José Cláudio Matos Morelli, professor do PPGInfo;
  • Cláudia Mortari, professora e diretora-geral da Udesc Faed.

Exposições recebem participantes

Docentes, estudantes, pesquisadores e outros participantes presentes no segundo dia do seminário puderam conferir de perto alguns dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade da Udesc Faed na sua relação com a Ciência na escola.

Logo na entrada do Auditório Tito Sena, foi montada a exposição "As Ciências na Cidade: correios pedagógicos na formação inicial em Pedagogia entre Udesc e FMP", iniciativa do Professor Davi de Codes do Departamento de Pedagogia, assim como exposição dos materiais e jogos do PIBID-Geografia coordenado pela Professora Rosa Martins, do Departamento de Geografia. Marcaram presença também a Brinquedoteca, com a Praça de Brinquedos e Brincadeiras no átrio e o PET-Geografia, que divulgou suas produções para os participantes.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento contou com três mesas redondas no auditório Tito Sena, na Udesc Faed.
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h