Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/08/2025-15h38

Especialização da Udesc Cead inicia com palestra sobre inclusão em 4 de setembro

Quarta turma da Especialização em Educação Inclusiva começará atividades - Arte: Divulgação
Em 4 de setembro, às 19h, o Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove a palestra online "Inclusão na Educação: trajetórias e desafios nas lutas anticapacitista e antirracista", com transmissão canal da Udesc Cead no Youtube. Acesse o link da transmissão.

A apresentação marca a aula inaugural do curso de Especialização em Educação Inclusiva, que inicia as atividades da quarta turma neste semestre. O evento é feito em parceria com o Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Udesc Cead. 

A palestra será ministrada pela pedagoga Luciana Viegas Caetano, que é presidente do Instituto Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI). Ela também é ativista de direitos humanos das pessoas com deficiência, idealizadora do movimento #MovimentoVidasNegrasComDeficiênciaImportam e foi premiada, em 2022, na Lista de Impacto da Deficiência D-30 (D-30 Disability Impact List).

Sobre o curso

Com duração de três semestres e início em agosto, o curso de Especialização em Educação Inclusiva é oferecido de forma gratuita, com atividades a distância pela plataforma Moodle e encontros presenciais em momentos pontuais.

A formação é destinada a profissionais que tenham concluído a graduação e que estejam atuando na educação básica em redes de ensino.

O objetivo principal da especialização é "promover práticas escolares no acolhimento às variações humanas numa interface com as políticas públicas e os direitos humanos". O curso tem fomento do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São três linhas de pesquisa: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Inclusão, currículo e formação docente; e Linguagens e processos educativos. Acesse o projeto pedagógico do curso (PCC).

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Quarta turma da Especialização em Educação Inclusiva começará atividades
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h