Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/03/2015-17h13

Espetáculo de música francesa terá apresentação de professor e egressos da Udesc na quarta, na Capital

Produção feita por artistas locais está dividida em ópera monólogo e cena lírica - Foto: Divulgação

O espetáculo "Noite Lírica Francesa", que é inédito em Florianópolis e terá participação de um professor e de egressos do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abrirá a edição de 2015 para o projeto CIC 8:30, no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), na quarta-feira, 11.

O espetáculo de aproximadamente 80 minutos e produzido por artistas locais será dividido em duas partes: uma ópera monólogo, "La Voix Humaine", de Francis Poulenc e uma cena lírica, "L’enfant Prodigue", de Claude Debussy – ambas legendadas.

O professor Luís Cláudio Barros, do Bacharelado em Piano da Udesc, e a soprano e graduada em Música pela instituição, Kalinka Damiani, representarão a ópera "La Voix Humaine".

Barros tem seis primeiros lugares em concursos nacionais de piano e recentemente realizou concertos solo e de piano duo, com a pianista Maria Bernardete Povoas, e de canto e piano, com Kalinka e Elaine Boniolo, em apresentações no Brasil e no exterior.

Por sua vez, Kalinka tem diversos cursos de formação, além de premiações em concursos e protagonizou importantes óperas no Brasil e no exterior.

O enredo da representação em ato único de "La Voix Humaine" é a história de uma mulher abandonada que fala ao telefone com seu amante sempre invisível e inaudível ao público.

Com o desenrolar do monólogo, a personagem deixa transparecer gradualmente os motivos que levaram à ruptura, assim como suas lembranças, manias, medos e alegrias.

A agonia da personagem é aumentada pelo intermitente serviço telefônico que causa a interrupção da ligação repetidas vezes.

Segunda parte

A cena lírica "L’enfant Prodigue", de Claude Debussy (libreto de Edouard Guinand), será encenada por Claudia Ondrusek (soprano), Fernando De Carli (barítono), Ricardo Castro (tenor) e Guilherme Amaral (pianista).

A obra é uma "cena lírica", com a qual Debussy recebeu o Grande Prêmio de Música de Roma, em 1884, quando o compositor tinha 22 anos.

A história começa quando Azael, o filho pródigo, deixa sua casa em busca de prazeres extravagantes e de experimentar os excessos do mundo. Em seu retorno, para sua surpresa e gratidão, Lia e Simeon recebem Azael com o coração cheio de perdão.

Claudia Ondrusek é bacharel em Piano e mestre em Musicologia pela Udesc, com pesquisa voltada para a história e a recepção da ópera em Florianópolis, e preparadora vocal do Polyphonia Khoros e da Associação Coral de Florianópolis.

Já o premiado pianista Guilherme Amaral é mestre em Piano pela Udesc e Integra o SC Piano Trio desde sua fundação, em 2009.

Em 2014, o projeto CIC 8:30 – Grandes Encontros, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), levou mais de 5,5 mil pessoas à plateia do Teatro Ademir Rosa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-2628.

Serviço:

O QUÊ: Noite Lírica Francesa.
QUANDO: Quarta-feira, 11, às 20h30.
ONDE: Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, nº 5.600, Bairro Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h