Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/07/2022-13h03

Esporte na Udesc Esag: handebol levou atleta ao curso de Administração

Gabriel Giannini (ao centro) como capitão do time de handebol da Atlética Esag nos Jiudesc 2022 - Foto: Arquivo Pessoal

Tem gente que descobre o esporte na faculdade. E tem gente que entra em um curso superior por causa do esporte, mesmo que a escolha no vestibular não pareça fazer uma relação direta entre as duas coisas. É o caso do Gabriel Giannini, que entrou em 2019 no curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) por causa do... handebol. 

Garoto paulistano que sempre gostou de esporte, Gabriel treinava futebol e handebol desde criança. Aos 12 anos, foi chamado pelo técnico para uma “peneira” no Esporte Clube Pinheiros, onde foi aceito e deu início a sua profissionalização no handebol. Em 2015, ajudou o time a ser campeão sul-americano Sub-16 e decidiu de vez ser um atleta profissional. 

Uma boa faculdade

Aos 18 anos, recebeu um convite para jogar no Avaí/São José. Mas a família impôs uma condição para a transferência de São Paulo para Florianópolis: entrar em uma boa universidade pública. E foi assim que ele virou aluno do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). “Fiz uma pesquisa e me inscrevi pelo Sisu para Administração”, conta.

E aquele calouro que chegou à Udesc Esag meio perdido, sem conhecer ninguém, se valeu mais uma vez do esporte como apoio. Logo a Atlética Esag descobriu seu histórico de atleta e o procurou para o time de handebol – que, aliás, foi campeão nos Jogos internos da Udesc (Jiudesc) deste ano. “Fiz amizades que espero carregar por muito tempo”, diz Gabriel. 

Aluno e atleta

Gabriel conseguiu conciliar a vida de atleta e de estudante e continuou colocando troféus na prateleira do Avaí/São José. Só em 2021, foi campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, campeão brasileiro sub-21 (escolhido também como melhor central da competição) e terceiro colocado no Campeonato Panamericano de Clubes, pelo time principal.

Hoje, Gabriel é capitão do time masculino e técnico do time feminino da Atlética Esag. Apaixonado pelo esporte em geral e mais ainda pelo handebol, já deixou o pessoal da Atlética avisado: “no que eu puder fazer pra ajudar o esporte da Esag, estou à disposição”. 

Conte sua história

E você, que estuda na Udesc Esag, também tem uma relação especial com o esporte? Conte para a gente. Envie uma mensagem direta ou comente no Instagram  @udesc.esag

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br  

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Gabriel Gianini (ao centro), como capitão do time de handebol da Atlética Esag nos Jiudesc 2022
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h