Equipe Bridgeweiser bateu o novo recorde da
competição - Fotos: divulgação
A estrutura vencedora do 9° Desafio das Pontes, realizado no último sábado, 2, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, suportou 495 kg. A equipe Bridgeweiser bateu o novo recorde da competição. Em segundo lugar ficou a equipe Equipontes, que construiu uma ponte que resistiu a 335 kg.
A equipe que ficou em primeiro lugar era formada pelos estudantes Anderson Luiz Estefanski Muniz, Gabriel Hernândez Ortolã, Gustavo Henrique Lopes, Julia Conzatti Schmidt, Lucas Back e Luísa Bertolazzi. Eles receberam como premiação o valor de R$ 650. A segunda colocada recebeu R$ 350. Ambas as equipes são da Udesc.
Quinze equipes, formadas por estudantes da Udesc e também da UFSC, participaram da competição promovida pelo Centro Acadêmico Livre da Civil (Calc).
Cada grupo recebeu 700 palitos de picolé e cinco tubos de 20g de cola permanente para confecção da ponte treliça capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com peso máximo de 800g e comprimento máximo de 120 cm.
A construção das pontes foi precedida de análise estrutural, projeto detalhado e de estimativa de carga de colapso. Os competidores aplicaram conhecimentos básicos de mecânica, análise estrutural, arquitetura e resistência dos materiais.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930