Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/06/2021-13h56

Estudante da Udesc representa o Brasil na 1ª Cúpula Ibero-Americana de Violão

Ricardo Pauletti se apresenta no sábado, 3 de julho, às 14h. Imagem: Divulgação.
O violonista e compositor de Itajaí Ricardo Pauletti, doutorando em Processos Criativos no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMus) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será o músico que representará o Brasil na “1ª Cúpula Ibero-Americana de Violão” (1ra Cumbre Iberoamericana de la Guitarra). O evento, realizado pela Organización Iberoamericana de La Guitarra, com sede em Barcelona na Espanha, acontecerá de forma on-line, nesta sexta-feira (2) e sábado (3), das 10h às 17h, com transmissão pela página do evento no Facebook.

A apresentação de Pauletti acontece no dia 3 de julho, às 14h. Nela o estudante do PPGMus fará um concerto didático, no qual apresenta músicas dos seus dois últimos trabalhos intitulados “Ritual das Cordas” e “10 Peças de Estudo para Violão Brasileiro”, que abordam questões ligadas a pesquisa que realiza no doutorado.

Com o objetivo de potencializar a cultura do violão nos países Ibero-Americanos, por meio do intercâmbio cultural, o evento reunirá renomados violonistas de países como Espanha, México, Chile, Argentina, Venezuela e Colômbia. Haverá concertos, oficinas e palestras transmitidos ao vivo pelo Facebook da organização.

Pauletti diz que por sua participação, desde 2016, em diversos festivais de violão na América Latina, é o que fez surgir o convite, e assim representar o Brasil. Para o músico a pesquisa que realiza na Udesc e vida artística se complementam e se retroalimentam. “Participar de um evento internacional como este é sempre muito importante para a carreira, tanto artística quanto acadêmica. Abre portas para novas experiências, alimenta o intercâmbio cultural e proporciona a divulgação do trabalho para um público específico e interessado”, completa.

O orientador de Ricardo, o professor Luigi Antonio Irlandini também tem orgulho de ver essa representação tão importante e que leva a universidade além: "A participação do Ricardo é um acontecimento muito significativo para nós brasileiros e, mais especificamente, nós, membros acadêmicos da Udesc, do Ceart, do PPGMus e do Departamento de Música. O fato de termos alunos de alto valor artístico e que estão sendo reconhecidos internacionalmente, pelos seus pares de outros países, dá uma dimensão maior às atividades de pesquisa, ensino e extensão, e expande o nome da universidade, além de me fazer pessoalmente muito feliz", afirma.

Sobre o músico
Ricardo Pauletti é violonista, compositor e pesquisador. Iniciou seus estudos no violão erudito e posteriormente passou a dedicar-se ao choro e ao violão de sete cordas, atuando sem fronteiras entre o popular e o erudito. É graduado em música pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mestre em música pela Udesc, onde cursa agora o doutorado, com uma pesquisa voltada à composição para o violão.

Em sua discografia estão: Variações Brasileiras (2011), Choro de Faia (2014), Ricardo Pauletti Trio (2015), Palavra da Canção (2018), Ritual das Cordas (2021) e 10 Peças de Estudo para Violão Brasileiro (2021). Com o álbum “Choro de Faia”, o doutorando recebeu o prêmio Melhores da Música Brasileira 2014, na categoria Melhores Instrumentistas e foi finalista do Prêmio da Música Catarinense de 2015.

Como concertista, já se apresentou em diversas cidades do Brasil, Argentina, Chile, Peru, México, Espanha e França.

Em paralelo à carreira artística e complementando a vida acadêmica, Pauletti também atua como professor de violão, arranjo, prática de choro e prática de conjunto no Conservatório de Música Popular de Itajaí, onde também é coordenador pedagógico. Ao longo da carreira como professor, vem ministrando oficinas, workshops e cursos de violão e prática de choro em importantes instituições e festivais no Brasil, América Latina e Europa.

SERVIÇO
O que: Apresentação de Ricardo Pauletti na “1ª Cúpula Ibero-Americana de Violão”;
Quando: 3 de julho - sábado; às 14h;
Onde: no Facebook - acesse aqui;
Quanto: aberto ao público;
Detalhes: o evento acontece também na sexta-feira, 2 de julho, pelo mesmo link.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h