Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2017-18h08

Estudante de Artes Visuais da Udesc expõe fotos realizadas durante intercâmbio na Itália

Exposição traz fotos do Norte ao Sul da Itália. Foto: Iara  Regina Schermes
Resultado de uma vivência de seis meses na Itália, a exposição fotográfica “Diários de Ariadne”, da estudante de Artes Visuais Iara Regina Schemes, pode ser vista até esta sexta-feira, 15, no hall do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As imagens retratam a arquitetura, religião, arte, cotidiano e as distintas paisagens italianas.

A artista, que viajou através da bolsa oferecida pelo Programa de Mobilidade Estudantil (Prome) da Universidade, cursou um semestre de Artes Visuais na Universidade de Bologna e fotografou, no período de agosto de 2016 a fevereiro de 2017, regiões no Sul e Norte da Itália, passando por cidades como Roma, Bologna, Nápoles, Toscana, Veneza e Florença. A exposição contou com a orientação da professora Sandra Favero.

O tema da exposição foi inspirado no mito grego do Fio de Ariadne, no qual o herói Teseu, para não se perder no labirinto da Ilha de Creta, usa por todo o caminho um fio de ouro lhe confiado por Ariadne. “Assim como no mito grego, Ariadne se faz presente, oferecendo o fio para o retorno seguro. A experiência de se perder nos labirintos de ruas, estradas, ‘sentieros’ e muralhas, dispensa o mapa. Apenas um fio, nada mais, nos liberta para as infinitas possibilidades de caminhos”, explica a artista na apresentação de sua exposição. 

Para a montagem da mostra, Iara utilizou fotografias ampliadas de seus diários de viagens e organizou as fotos por temáticas. Segundo ela, a escrita cursiva dos diários, que dá a ideia de movimento, também representa o Fio de Ariadne.  Além disso, a artista ainda conta que se inspirou em filmes como Passione e La grande bellezza para as composições.

Serviço:

O QUÊ: Exposição fotográfica “Diários de Ariadne”.
QUANDO:  De 11 a 15 de setembro.
ONDE: Hall do Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberta ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h