Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/08/2016-17h39

Estudante de mestrado da Udesc Lages recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Zootecnia

A estudante foi a única mulher na premiação na área de Produção Animal - Foto: Divulgação

A estudante Eveline Caterine Sandri, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu, durante a 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, o prêmio Nicolau Athanassof, atribuído à melhor dissertação de mestrado, defendida e aprovada em 2015.

Com o tema Produção Animal para as Novas Gerações, o evento aconteceu em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 1º a 4 de agosto. Eveline foi premiada pela dissertação "Efeito de um Agonista dos Receptores Ativados por Proliferadores de Peroxissomo Gama (PPARγ) Sobre Os Efeitos Anti-Lipogênicos do Ácido Linoleico Conjugado (CLA) Trans-10,Cis-12 na Glândula Mamária de Ovelhas Lactantes".

Durante a pesquisa, a estudante avaliou a ação de dois componentes químicos na glândula mamária de ovelhas: Ácido Linoleico Conjugado (CLA) e um agonista sintético dos Receptores Ativados por Proliferadores de Peroxissomo Gama (PPARγ). "A ideia desta pesquisa surgiu após a ida do meu orientador, professor Dimas Estrasulas de Oliveira, aos Estados Unidos, onde ele fazia pós-doutorado, trabalhando com regulação molecular da síntese de gordura do leite".

O resultado do trabalho de Eveline apontou que os dois elementos químicos modificam a gordura do leite, sem afetar o teor de lactose, a produção de leite e dos componentes. "Fui a única mulher a participar da premiação na área de Produção Animal. Que isso possa inspirar as novas gerações, assim como sugere o tema do evento".

Para o orientador, participar de um evento que envolve todos os cursos certificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é ter o trabalho da pós-graduação e do orientador reconhecidos. "Serve para mostrar aos alunos que há frutos quando se tem dedicação".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h