Estudantes vivenciam prática do stand-up paddle na piscina semiolímpica do Cefid/Udesc
Fotos: Caroline Ruschel
Estudantes da graduação em Educação Física da Udesc estão tendo a oportunidade de vivenciar esportes aquáticos não tradicionais, como forma de ampliar a formação e as oportunidades no mercado de trabalho. Nessa terça-feira (8), na piscina semiolímpica do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), eles puderam vivenciar o
stand-up paddle (SUP), espécie de surfe em pé e a remo que ganha popularidade no Brasil.
A iniciativa de oferecer a prática do SUP foi da professora Caroline Ruschel, responsável pela disciplina Tópicos Especiais em Esportes Náuticos e Aquáticos, da 8ª fase do bacharelado em Educação Física. A prática contou com a parceria do educador físico Dinarte Domingues Neto, que ensina a modalidade em sua Escola de Surfe Itararé, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.
“Procurei envolver os alunos nessa vivência porque acredito que, além de conhecer as modalidades tradicionais abordadas na disciplina, como é o caso do surfe, do remo, da canoagem, do mergulho e da vela, precisamos estar atentos às novidades da área, principalmente em se tratando de oportunidades no mercado de trabalho”, explica a professora Caroline Ruschel.
Stand-up paddle
O SUP é um esporte praticado com o uso de pranchas e remos, geralmente no mar ou em lagoas. De origem havaiana, vem ganhando popularidade no Brasil, com adeptos em estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Em Florianópolis, é comum encontrar praticantes do esporte na Lagoa da Conceição.
Durante a aula, os alunos tiveram informações sobre o histórico da modalidade, os equipamentos, as formas de prática e o mercado de trabalho. Em seguida, receberam instruções e executaram a técnica básica de remada, em pé sobre a prancha.
Assessoria de Comunicação do Cefid/Udesc
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622