A apresentação da proposta à prefeitura de Laguna ocorreu na última segunda, 25. Foto: Bruno Matos
Um projeto desenvolvido por estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vinculados ao
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), ganhou destaque por sua relevância social e por estabelecer uma parceria concreta com o poder público.
A proposta surgiu a partir de um desafio da disciplina de Marketing e Comunicação no Setor Público, que consistia em elaborar um Plano de Comunicação e Marketing voltado para uma demanda real de uma instituição pública ou organização da sociedade civil. Um dos grupos, no entanto, foi além das exigências acadêmicas: após conceber a proposta, os estudantes a colocaram em prática, criando um produto inovador: um passaporte turístico infantil, com enfoque pedagógico e cultural.
A iniciativa que buscou explorar o turismo pedagógico, voltado para crianças, agora pode se transformar em uma política pública. A ideia foi apresentada ao prefeito de Laguna, Preto Crippa, durante reunião realizada na última segunda-feira, 25, quando o grupo de estudantes orientado pela professora responsável foi recebido no gabinete do prefeito. A prefeitura demonstrou interesse imediato no projeto e planeja lançá-lo oficialmente em 2026, como parte das celebrações pelos 350 anos do município.
“Este é um exemplo concreto de como a universidade pública transforma vidas. A universidade é esse espaço que desperta os talentos dos estudantes a serviço da sociedade”, afirmou a professora Aline Regina Santos, responsável pela disciplina e orientadora da equipe.
Expedição Botonauta: Um mergulho no conhecimento
Com o nome da campanha “Expedição Botonauta” e o slogan “Um mergulho no conhecimento”, o programa de turismo pedagógico busca apresentar uma oportunidade única para escolas que desejam oferecer mais do que um passeio: uma vivência rica, educativa e memorável. Os estudantes à frente da proposta são: Salete Inêz Kons Monteiro Duarte, Maria Luisa S. Miranda, Leonardo Medeiros de Azevedo e Daniel Antônio da Silva.
“Foi um trabalho muito criativo, extremamente robusto e cansativo. Cada detalhe foi muito bem pensado. O mais legal foi descobrir o potencial do marketing em favor do desenvolvimento local, para uma política pública”, conta a estudante Maria Luisa S. Miranda.
O trabalho também envolveu a disciplina de Governança e Gestão Pública, ministrada pelo professor Daniel Pinheiro, que faz um movimento de identificar e compreender demandas de um determinado município e os diversos atores envolvidos, com um olhar macro para a problemática. Neste caso, os estudantes entregaram um e-book, que foi produzido por todos os alunos da disciplina, com ações implementadas em diferentes ações de benchmarking, ações positivas que podem servir de inspiração para adoção no município. As duas disciplinas são curriculares e ofertadas no quinto período do curso.
Os estudantes desenvolveram a proposta ao longo do último semestre, quando fizeram um diagnóstico da cidade, considerada uma das mais antigas do país. Através de análises e visita de campo, o grupo identificou oportunidades de aprimoramento nas estratégias de turismo para a promoção da cidade de Laguna.
Potencial turístico de Laguna
Laguna foi fundada em 29 de julho de 1676, completa 350 anos em 2026. Localizada no sul de Santa Catarina, o município tem grande relevância histórica e cultural para o estado e para o país. Entre os marcos históricos da cidade está o fato de ser berço de Anita Garibaldi, figura histórica conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". O centro histórico de Laguna preserva construções do período colonial, o que reforça seu valor como patrimônio, com mais de 600 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) .
Além de ser sede do museu de Anita Garibaldi, a cidade também tem como atrativo o Marco do Tratado de Tordesilhas e a cooperação entre botos e pescadores, uma tradição de pesca colaborativa onde os botos cercam os cardumes de tainha e os levam para águas rasas, facilitando a captura pelos pescadores, que, por sua vez, respondem a sinais dos botos.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br