Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/03/2021-18h50

Estudantes da Udesc Esag iniciam segundo programa de Residência em Gestão Pública

Encontro entre os residentes e os órgãos estaduais por videoconferência deu início ao programa - Foto: Divulgação/SEA-SC
O Programa de Residência em Gestão Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu início nesta segunda-feira, 1º de março, a sua segunda turma. Foram selecionados 15 estudantes do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socieconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis.

Os alunos receberão bolsas de R$ 1.800 mensais por um período de 5 ou 12 meses, para atender demandas de três órgãos públicos estaduais: as secretarias de Administração (SEA), de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE). Eles desenvolverão projetos de consultoria, sob orientação de professores e de servidores destes órgãos, cada um com cinco residentes.

O primeiro encontro entre os residentes, professores da Udesc e chefes dos órgãos estaduais, na tarde desta segunda, foi por videoconferência, em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. 

"O programa traz a oportunidade dos residentes aprenderem a gestão pública na prática, in loco, com o suporte de gestores experientes do Poder Executivo  e dos professores do curso, com a bagagem conceitual das pesquisas de ponta em cada área, explica a professora Patrícia Vendramini, da Udesc Esag, uma das coordenadoras. 

Saiba mais sobre o programa em
udesc.br/esag/administracaopublica/residencia.

A Residência em Gestão Pública é resultado de uma parceria interinstitucional entre Governo do Estado, Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e Udesc Esag – por meio do Departamento de Administração Pública, responsável pelo curso de graduação na área.

O programa é um projeto de ensino de graduação destinado a aprimorar a formação profissional em Administração Pública por meio da experiência do estágio curricular obrigatório em órgãos públicos do Poder Executivo Estadual.

Os residentes atuarão por cinco meses na SIE (que já recebeu a turma pioneira do programa, iniciada no final de 2019 e encerrada em outubro de 2020) e por 12 meses na SEA e na CGE. As bolsas são pagas com recursos doados por parceiro externo, sem custos para a Udesc ou para os órgãos estaduais parceiros.

Abertura prestigiada

O encontro de abertura do programa teve a participação dos secretários estaduais Thiago Augusto Vieira (SIE) e Luiz Antonio Dacol (SEA, adjunto) e do controlador-geral do Estado, Cristiano Socas, e da controladora-geral adjunta, Marisa Zikán, além do diretor-geral da Udesc Esag, Éverton Cancellier, e do chefe do Departamento de Administração Pública (coordenador do curso de graduação da área na Udesc Esag), Arnaldo Lima. 

Mais informações

Mais informações sobre a Residência em Gestão Pública podem ser obtidas com as coordenadoras do programa, Patrícia Vendramini  (patricia.vendramini@udesc.br) e Larice Steffen Peters (larice.peters@ifsc.edu.br).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontro entre os residentes e os órgãos estaduais por videoconferência deu início ao programa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h