Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/06/2015-11h18

Estudantes da Udesc Ibirama participam de simpósio nacional sobre tratamento alternativo de efluentes

Docentes Maria Pilar Serbent e Eduardo Rodrigues estiveram com alunos em Curitiba - Foto: Div.

Um grupo de oito alunos do curso de Engenharia Sanitária do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Ibirama, participou do 2º Simpósio Brasileiro sobre Aplicação de Wetlands Construídos, que foi realizado em Curitiba e debateu essa tecnologia alternativa no tratamento de águas residuárias.

Durante o encontro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), o professor Eduardo Bello Rodrigues, da Udesc Ibirama, apresentou, de forma oral, o trabalho "Zona de raízes: Experiência vivenciada numa escola rural no município de Campos Novos".

Já a acadêmica Arieleen Reis expôs a pesquisa "Proposta de utilização de wetlands construídos para o tratamento de efluentes da Floresta Nacional de Ibirama", que foi elaborada com a orientação de Rodrigues e da professora Maria Pilar Serbent.

Segundo a docente, que também esteve no simpósio, o evento realizou palestras, mesa-redonda e visita técnica, além de contar com a presença do professor Marcos Von Sperling, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), considerado um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre o tratamento de águas residuárias.

Tecnologia alternativa e experiência

De acordo com a Maria Pilar, os wetlands construídos recriam ambientes naturais aquáticos, onde as plantas se desenvolvem, "e podem também cumprir ação depuradora desses meios".

Ela aponta, como vantagens da utilização dessa tecnologia alternativa, os baixos custos de implantação e operação, a eficiência na desinfecção de esgotos, a ausência de aditivos químicos e a possibilidade de reuso do efluente tratado, "além do apelo sustentável do sistema e a estética e harmonização com o ambiente em que estão inseridos".

A professora da Udesc Ibirama destacou a troca de experiências que os alunos de Engenharia Sanitária tiveram, durante o simpósio, com grupos de pesquisas vinculados às universidades brasileiras e estrangeiras, empresas e setores do governo, que desenvolvem estudos e projetos visando o emprego de sistemas de wetlands no tratamento de efluentes.

Com a participação do professor Rodrigues e a ajuda de estudantes de Engenharia Sanitária, ela desenvolve uma pesquisa sobre o uso dos wetlands para tratamento de efluentes desde 2014.

Aprendizado

Os alunos destacaram o aprendizado que tiveram com os pesquisadores de Engenharia Sanitária do evento. "O simpósio foi muito importante para que pudéssemos entender a teoria exposta em sala de aula, já que tivemos contato com mestres da área, trocamos conhecimentos e aprendemos com eles atos de humanidade, algo que marcou todos", disse a acadêmica Rebeca Schnitzer.

A estudante Bárbara Kayser disse que, além do aprendizado cientíico, "percebemos o quanto devemos ser humildes intelectualmente, pois conhecemos mestres que, apesar da sua ampla inteligência, reconhecem que sempre podem adquirir novos conhecimentos".

Já o aluno Flávio Augusto Silva acredita que o método do wetlands para tratamento de efluentes poderá vir a ser amplamente utilizado em diversas regiões do País.

Leia mais:

16/06/2015 - Projeto de acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna ganha prêmio internacional

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h