A proposta dos alunos é descobrir vazamentos por meio da análise de vibrações - Foto: Águas de Joinville
Cinco estudantes do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participarão de um estágio extracurricular na Companhia Águas de Joinville (CAJ). O grupo irá desenvolver um projeto que visa à diminuição de perdas de água tratada.
Atualmente, o município perde cerca de 45% da água tratada em vazamentos ou furtos, o equivalente a 80 milhões de litros por dia. Com as perdas, a companhia deixa de arrecadar, por ano, mais de 20 milhões de reais.
Durante o estágio, a equipe terá disponível a estrutura da empresa, bem como a mentoria de funcionários da CAJ para o desenvolvimento do projeto, em um período de até seis meses.
A proposta dos alunos é identificar vários tipos de vazamentos por meio da análise de vibrações, de forma computadorizada e conectada em tempo real com a central de informações da Águas de Joinville. Quando o sistema começa a vibrar de forma diferente, quer dizer que existe algum problema. A ideia é aplicar o mesmo princípio para a identificação de vazamentos.
A proposta foi concebida pelos estudantes Leonardo Malinoski, do curso de Engenharia de Produção e Sistemas; Pedro Cardoso, de Engenharia Mecânica; Matheus Mosimann e Rêne Marchionetto, de Engenharia Elétrica; e Pedro Ariel Maturana, de Engenharia Civil.
A ideia surgiu durante o 1ª Hackathon da Udesc Joinville, realizado em 29 e 30 de agosto. A atividade reuniu seis grupos de acadêmicos. Além de estudantes da Udesc, também participaram alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade da Região de Joinville (Univille). Os universitários tiveram acesso a dados da companhia como captação, faturamento e tratamento de água, para poderem propôr soluções.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930