11 estudantes participaram da viagem à China, todos vinculados a programas de pós-graduação do CCT
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu, na terça-feira, 1º de setembro, no Auditório do Bloco I do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, o evento “Brasil–China: experiências e oportunidades de internacionalização na pós-graduação”. A atividade reuniu estudantes, professores e integrantes da comunidade acadêmica para compartilhar experiências de internacionalização e discutir possibilidades de cooperação científica entre os dois países.
Um dos principais momentos do encontro foi o relato dos pós-graduandos da Udesc Joinville que participaram do Programa Brasil-China de Líderes em Inovação Científica e Tecnológica, desenvolvido em parceria com a Universidade de Beihang, na China. Os estudantes permaneceram cerca de um mês no país, participando de atividades de formação acadêmica, pesquisa, inovação e imersão cultural.
A participação da Udesc no programa teve destaque nacional. Dos 12 pós-graduandos inicialmente selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 11 participaram da viagem à China, todos vinculados a programas de pós-graduação do CCT. Entre as 18 instituições brasileiras contempladas, a Udesc foi a segunda universidade com maior número de estudantes selecionados.
Durante o encontro, os estudantes compartilharam suas vivências na Universidade de Beihang e destacaram aspectos relacionados ao ambiente acadêmico e científico, às atividades de pesquisa e inovação e ao contato com a cultura e a sociedade chinesas.
Cooperação científica
A programação também contou com a participação do professor Diao Xungang, da Universidade de Beihang, que apresentou, em inglês, oportunidades de cooperação em pesquisa entre Brasil e China. O pesquisador mantém vínculos de colaboração com a Udesc e esteve no CCT como professor visitante em 2025, quando desenvolveu atividades acadêmicas e divulgou oportunidades de estudo na universidade chinesa.
O encontro também abordou as possibilidades de internacionalização da pós-graduação na Udesc. Representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sérgio Henrique Pezzin, e a professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes, do Setor de Internacionalização da Pós-Graduação, apresentaram iniciativas e formas de apoio institucional à mobilidade e à cooperação acadêmica e científica internacional.
Além de Júlia Vieira Rodrigues, Secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, também fez uma breve apresentação.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CCT, professor André Leal, que esteve à frente da organização, o encontro foi uma oportunidade para compartilhar resultados e estimular novas iniciativas de internacionalização.
“O evento foi muito positivo para o CCT, pois permitiu compartilhar com a comunidade acadêmica as experiências de internacionalização vivenciadas por nossos pós-graduandos na China e, ao mesmo tempo, ampliar o conhecimento sobre novas oportunidades de mobilidade e cooperação científica internacional. O encontro também contribuiu para fortalecer a aproximação com a Universidade de Beihang e estimular nossos estudantes, docentes e Programas de Pós-Graduação a ampliarem sua participação em ações de internacionalização”, destacou André.
A atividade possibilitou ainda a interação do público com os participantes por meio de perguntas e, ao final, os presentes participaram de um café de confraternização.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882