Equipe é formada por cerca de 40 acadêmicos das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica - Foto: Lucas Schulze
A equipe Albatroz, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conquistou o 3º lugar na categoria Micro, do 17° SAE Brasil Aerodesign, disputado por 25 equipes de estudantes de Engenharia do Brasil e exterior. A competição foi realizada em São José dos Campos (SP), entre os dias 29 de outubro e 1° de novembro.
A colocação obtida pelos estudantes da Udesc foi a melhor da história da equipe, superando os demais competidores do Sul do Brasil. Com um grupo formado por cerca de 40 estudantes das áreas Mecânica, Civil e Elétrica, o CCT ainda recebeu menção honrosa pela melhor torcida, pelo terceiro ano consecutivo. Os alunos também competiram na categoria Regular, a mais disputada com 65 equipes, mas o resultado ainda não foi divulgado.
“Conseguimos atingir nossa meta, foi uma experiência única, muito boa”, disse o capitão da categoria Micro, da equipe Albatroz, Denis Bartz Rafaeli Neto, aluno da sétima fase de Engenharia Mecânica. Para o acadêmico, a importância da competição vai além do resultado obtido. “Temos uma integração com universidades de todo Brasil e até de outros países, além da experiência do trabalho em equipe.”
O SAE Brasil Aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. Os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930