Atividade integra projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química, que leva experiência laboratorial a escolas da rede pública
Estudantes do mestrado e do doutorado em Química Aplicada participam nesta terça-feira (16 de setembro) de uma atividade de conscientização sobre os perigos do cigarro eletrônico na Escola de Educação Básica Olavo Bilac, no bairro Pirabeiraba, em Joinville. A atividade está relacionada ao projeto de pesquisa Desenvolvimento de Métodos Despoluentes para Recuperação de Águas Residuais, coordenado pelo professor Alexandre Paulino, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Química da Udesc Joinville. A pesquisa chegou no cigarro eletrônico porque, ao analisar resíduos descartados no meio ambiente, identificou um grande volume de "vapes", também chamados de "e-cigarro", cuja destinação ainda não está regulamentada pelos órgãos ambientais.
Orientados pelo professor, os estudantes do PPGQ mostraram aos alunos da Olavo Bilac os riscos desse tipo de cigarro para a saúde e para o meio ambiente. Eles fizeram experimentos práticos, usando substâncias e equipamentos laboratoriais, que evidenciam na hora os danos causados pelo produto. A reação do público, composto por turmas que iam do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, foi de surpresa. "Muitos admitiram que usavam, mas que não sabiam desse malefício, porque o discurso dominante é que cigarro eletrônico não faz mal algum", relata o professor Alexandre. Em relação ao ambiente, ele acrescenta que certos compostos químicos associados ao tabaco não são removidos no processo de tratamento de água, e podem aparecer inclusive na água potável.
Somente na escola de Pirabeirada, cerca de 600 alunos participaram da atividade, num total de sete sessões realizadas nos dois turnos do dia. A professora local que intermediou o evento, Chaiane Frizzo, confirmou que os vapes estão chegando cada vez mais cedo na vida dos estudantes: "Nosso maior problema está nas turmas do 8º ao 9º ano". Esse dado, segundo o professor Alexandre, reforçou a ideia de levar a apresentação para outras escolas. Ele colocou seu e-mail (alexandre.paulino@udesc.br) à disposição das instituições de ensino interessadas em receber a equipe. Na atividade desta terça-feira participaram os mestrandos Fernando Souza e Amanda Mariano, e os doutorandos Edirailson Quirino e Mirlene Vitorino.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7882