Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/11/2017-14h15

Estudantes da Udesc Joinville realizam palestra sobre mulheres na ciência

Atividade partiu de discussões dentro das reuniões do grupo de bolsistas. Estudantes também realizam monitorias, atividades e participam de aulas na escola - Foto: Divulgação
Na última quinta-feira, 16, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, Larissa Slomski e Caroline de Liz, realizaram uma palestra sobre Mulheres na Ciência, na Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco. Alunos do primeiro e terceiro ano do turno da noite assistiram a atividade.

“Vocês conhecem alguma mulher cientista?”, provocou uma das palestrantes. O silêncio, de certa forma comum para este tipo de indagação, mostrou o que já se esperava: a invisibilidade da mulher na área científica. “O propósito da atividade era fazer essa provocação”, disse Caroline. “Fazê-los se questionar sobre o papel da mulher na ciência e, por que não, na sociedade”, completou.

A provocação foi além das discussões na área científica. Durante a palestra, os alunos puderam ouvir questionamentos sobre uma sociedade machista de mulheres que vivenciam esta realidade. “A dificuldade já inicia quando você é mulher e é fascinada pela ciência. Quando decidi fazer Física, muitas pessoas questionaram que eu não estava decidindo por um curso para meninas. Mas desde quando uma carreira deve ser escolhida pelo seu gênero?”, questiona Larissa.

Com a palestra, os estudantes puderam conhecer um pouco alguns exemplos de mulheres que se destacaram na ciência. Além disso, conheceram obstáculos que são enfrentados para que se consiga adentrar neste meio. “Quando crianças, somos condicionadas à ideia de que não servimos para trabalhar na área científica. As mulheres são invisibilizadas na história da ciência. Isso faz com que não nos sentimos parte disso, como se não servíssemos para este tipo de trabalho”, explica Caroline.

As bolsistas do Pibid também tiveram a oportunidade de apresentar situações comuns de diferentes tratamentos de acordo com o gênero ainda na infância. “Se você procurar no Google ‘brinquedo de menino’ e ‘brinquedo de menina’, encontrará brinquedos ligados a cuidados do lar para as meninas e brinquedos que fortalecem a criatividade e força para meninos”, conta Larissa.

Alunos e alunas tiveram a oportunidade de entender as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na ciência, simplesmente por uma questão de gênero, e puderam expor seus entendimentos e concepções sobre o tema em atividade realizada na noite seguinte, na aula de Física.

A atividade “Mulheres na Ciência” partiu de discussões dentro das reuniões do grupo de pibidianos do curso de Física da Udesc. Todas as sextas são realizados encontros, ideias são debatidas e algumas sequências didáticas são elaboradas. Além disso, os bolsistas realizam monitorias, atividades como o “momento da Física” e participam de aulas nas escolas Giovani Pasqualini Faraco e Rudolfo Meyer.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h