Marina e Associação Náutica de Itajaí recebeu visita técnica
Um catamarã-escola virou sala de aula para 10 alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na quinta-feira, 16. Estudantes da disciplina de Navegação dos cursos de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas da Udesc Laguna fizeram uma visita técnica à Marina, Estaleiro Naval e Associação Náutica de Itajaí (SC).
A aula prática incluiu um passeio na embarcação do projeto Aprendendo com o Mar, do campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Itajaí. Os professores Guilherme Pierri, da Udesc, e Rodrigo Macedo, do IFSC, supervisionaram a visita técnica.
O roteiro
O estudante Eduardo Feijó de Souza, da 8ª fase do curso de Engenharia de Pesca disse que a experiência possibilitou o contato prático com diferentes equipamentos, aprendizados sobre as sinalizações, linguagens, boias e embarcações utilizadas na navegação. A turma também aprendeu sobre planejamento de rota, segurança a bordo, navegações na região e características ecológicas regionais.
O grupo visitou ainda o Estaleiro Naval de Itajaí, ou Estaleiro Felipe, especializado em pesca oceânica. Lá eles conheceram os processos de construção de um barco, o uso das tintas especiais para essas embarcações e aspectos da construção naval ao longo dos anos. “Nós subimos em um navio em terra que estava pronto para ir para o mar, do ponto de vista da engenharia foi muito legal essa parte da saída de campo”, completou o estudante.
Logo no início da tarde de quinta-feira, a equipe teve uma aula na Associação Náutica da cidade. O encontro possibilitou que os alunos conhecessem a origem da instituição e seu funcionamento. Além disso, o grupo participou de uma experiência de navegação à remo em canoas baleeiras.
A visita terminou com um tour pela Marina de Itajaí. Esse momento possibilitou aos alunos observar os diferentes tipos de embarcação, em utilidade e tamanho. A estudante de Ciências Biológicas Yasmin Heiderscheidt Brand Pirath contou como essa visita promoveu uma reflexão importante. “Após conhecer a ANI, uma ONG com propósitos sociais tão relevantes, foi impossível não contrastar com a realidade da marina onde observamos pessoas que investem milhões em embarcações que muitas vezes permanecem paradas”, esclareceu Yasmin.
Importância para a formação dos alunos
A visita técnica promoveu um contato enriquecedor com a prática, isso que afirmou a aluna do 9° semestre de Ciências Biológicas Emanuele Purcina Machado. “Tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto tudo que vemos na teoria dentro da sala”, relatou a estudante.
A graduanda de Ciências Biológicas Yasmin contou que a experiência foi importante na área acadêmica e pessoal de sua vida. “Foi marcante observar a dimensão real dos navios que, vistos de longe no horizonte, pareciam pequenos, mas de perto revelam toda a imponência das embarcações”, concluiu a aluna.
O momento rendeu um contato com a realidade da navegação e possibilitou que os estudantes aprendessem através dos costumes e práticas das embarcações e tripulações. “Foi deslumbrante aprender nas vivências”, disse Emanuele.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006