Professoras Patrícia de Souza (à frente) e Sílvia Parciais falaram aos alunos sobre neurologia
Mais de 200 estudantes de graduação e mestrado em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram nesta sexta-feira, 1º, do último dia de palestras, debates e oficinas do 4º Encontro Científico Acadêmico de Fisioterapia (Ecaf), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros Florianópolis.
O 4º Ecaf é organizado pelo Centro Acadêmico e pelo Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid. A programação começou na quarta-feira, 30 de outubro. Nesta sexta, os estudantes puderam assistir a palestras nas áreas de neurologia e reabilitação de pessoas com membros amputados, além de participar de uma oficina de neopilates.
Neurologia
Na área de neurologia, os participantes o encontro assistiram a duas palestras, seguidas de um debate entre professores do curso de graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid. A professora Sílvia Parcias, responsável pelas disciplinas e pelo Laboratório de Anatomia do centro, falou sobre a neuroplasticidade, especialmente em relação à capacidade do cérebro e do sistema nervoso de se recuperar de lesões.
A professora Patrícia de Souza falou sobre a fisioterapia pediátrica na área neurológica, apresentando cases de reabilitação de crianças, inclusive de tratamentos realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid. Ela defendeu um olhar dos profissionais atento às potencialidades dos pacientes, e não só às limitações, apresentando casos de prognósticos pessimistas que foram revertidos pela fisioterapia.
As duas palestrantes participaram em seguida de um debate que incluiu o professor Rogério Torres. Médico, ele foi chamado para uma cirurgia de última hora e não pode fazer sua palestra, como previsto, mas chegou a tempo para a discussão. Os três tiraram dúvidas dos alunos sobre fisioterapia aplicada à neurologia.
Reabilitação e neopilates
Na palestra seguinte, a professora doutora Soraia Tonon da Luz falou sobre a reabilitação de pessoas que sofreram amputação de membros. Professora curso de graduação em Fisioterapia, Soraia coordena o programa de extensão Reabilitar e Integrar. Um dos projetos de extensão vinculados ao programa trata especificamente da reabilitação de amputados, com apoio do Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid.
A programação do encontro foi encerrada com a oficina de neopilates, ministrada pela criadora da técnica, a fisioterapeuta Amanda Braz. Professora e proprietária de um instituto dedicado a cursos de especialização na área, Amanda apresentou o neopilates no Congresso Brasileiro de Fisioterapia realizado em outubro de 2011 em Florianópolis.
Juntando elementos de pilates, treinamento funcional e exercícios físicos circenses, ela já difundiu a técnica em dezenas estúdios franqueados no País. Durante o 4º Ecaf, os estudantes de Fisioterapia assistiram a uma palestra sobre o método e puderam experimentá-lo em vários aparelhos dispostos no Ginásio 3 da Udesc Cefid.
Leia mais:
31/10/2013 -
Estudantes de Fisioterapia da Udesc recebem noções sobre atendimentos de saúde de emergência
30/10/2013 -
Começa o Encontro Científico Acadêmico de Fisioterapia da Udesc
Assessoria de Comunicação do Cefid/Udesc
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622