Pesquisadores da Udesc no 46° Congresso Nacional da
Associação de Pós-graduandos. Foto: Divulgação/APG Udesc.
Alunos dos cursos de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) agora contam com uma organização estudantil própria. A Associação de Pós-graduandos (APG), aprovou seu estatuto e elegeu sua primeira diretoria durante assembleia dos estudantes que aconteceu na sala de conferência do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em 9 de outubro.
De acordo com a presidente da APG Udesc, Iasmim Eger Sasso, a associação busca o acolhimento dos estudantes de pós-graduação, a reivindicação dos direitos estudantis, o impulsionamento de estudos sobre as bolsas da universidade e a representação da categoria junto à gestão da universidade.
“A valorização de uma APG se dá na medida em que reconhecemos a importância da pesquisa científica para o país”, afirma Iasmim. Ao produzirmos pesquisas de ponta, dialogando com a inovação, tecnologia e o território em que pertencemos, contribuímos para uma sociedade mais justa e igualitária”.
Entraves da pesquisa científica no Brasil
No Brasil, 90% da pesquisa científica é feita pelas universidades públicas, federais ou estaduais, segundo a
Academia Brasileira de Ciências (ABC). Entretanto, constantemente as trajetórias dos pesquisadores no país são marcadas por questões sensíveis, de modo especial, quando se trata de mestrandos e doutorandos.
“Um fator preocupante é o caráter híbrido entre estudantes e trabalhadores. Infelizmente, ainda é necessário falar e reivindicar mecanismos de reajuste anual acima da inflação nos valores da bolsa”, afirma a presidente da APG Udesc.
Outro desafio latente tem sido o adoecimento mental dos pesquisadores. Transtornos de ansiedade, insegurança constante e quadros depressivos têm se acentuado, o que contribui para o desvio de função e a precarização do trabalho de pesquisa científica.
Iasmim ainda enfatiza que é preciso construir caminhos e perspectivas de futuro para os pós-graduandos e alternativas que valorizem a capacitação que é recebida, como o combate ao negacionismo científico e a popularização da ciência.
“Para pensar no futuro da pesquisa científica na Udesc, no estado ou no Brasil, precisamos garantir a qualidade de vida dos pós-graduandos. Só assim, os profissionais de excelência que essa universidade forma, podem contribuir cada vez mais”, completa.
Participação no 46° Congresso Nacional de Associação de Pós-graduandos
Graças ao apoio e parceria com a
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Udesc, a APG esteve presente no
46° Congresso Nacional da Associação de Pós-graduandos (Conap). O Conap é um encontro entre os dirigentes das APGs para pensar o movimento nacional de pós-graduandos.
A edição de 2026 aconteceu em 28 e 29 de novembro, na
Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A APG Udesc foi representada por meio do trabalho do segundo-secretário, Vinicius Silveira, na Mostra Científica, e da participação no grupo de trabalho “Ciências Humanas/Sociais aplicadas/Linguística, letras e arte”, coordenado pelo secretário-geral, João Felipe Morais.
Durante o evento, foi aprovado o edital para o 30° Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG) e as propostas construídas pelos GTs.
Mais sobre a APG
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail
apgudesc@gmail.com.
Assim como no
canal de divulgação do Whatsapp e no perfil da APG Udesc no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006