Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/07/2025-19h07

Estudo propõe soluções para transporte universitário na Udesc Balneário Camboriú

Relatório do Centro Acadêmico revela desafios no acesso ao campus

Pesquisa teve início em junho deste ano. Foto: Heloíse Guesser/Udesc
O Centro Acadêmico de Administração Pública (CAAP) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Balneário Camboriú, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre as demandas de transporte universitário no campus. O levantamento mapeou os principais desafios enfrentados por universitários da região para se deslocarem até o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi).

A partir de dados coletados com mais de 60 estudantes dos cursos de Administração Pública e Engenharia de Petróleo, o estudo identificou que grande parte dos universitários realiza deslocamentos intermunicipais diários, vindos de cidades como Camboriú, Itapema, Porto Belo, Penha, Navegantes, Itajaí e Brusque. A maioria depende do transporte coletivo urbano e intermunicipal, seguido por aplicativos de mobilidade e caronas.

As principais dificuldades relatadas pelos estudantes incluem superlotação dos ônibus, falta de horários compatíveis com as aulas, longas caminhadas até os pontos de embarque, altos custos com transporte por aplicativo e falta de integração entre os modais e municípios.

Segundo o relatório, esses problemas afetam diretamente o desempenho acadêmico e a permanência dos estudantes na universidade, especialmente entre aqueles de baixa renda ou moradores de áreas periféricas.

“O transporte universitário precisa deixar de ser tratado como um benefício assistencial e passar a ser reconhecido como instrumento essencial para garantir o direito à educação”, defende João Augusto de Jesus, estudante do curso de Administração Pública e presidente do CAAP.

Além de mapear a situação, o estudo também analisou legislações federais, estaduais e municipais relacionadas ao tema. De acordo com o CAAP, embora o transporte seja um direito social, a aplicação prática de políticas públicas voltadas aos universitários ainda é limitada. Enquanto municípios como Itapema, Camboriú, Balneário Piçarras e Bombinhas já oferecem algum apoio ao transporte universitário, cidades como Navegantes e Itajaí carecem de iniciativas nesse sentido.

Próximos passos

Com base nos dados do relatório, o CAAP pretende organizar apresentações para a Direção-Geral do Cesfi, para a Reitoria da Udesc e para os estudantes. Além disso, estão previstas reuniões sistemáticas com os municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o objetivo de viabilizar a construção de um projeto regional integrado, em articulação com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), para fortalecer a mobilidade universitária na região.

Propostas e recomendações

Entre as principais medidas propostas pelo relatório estão:
  • Criação de um consórcio intermunicipal de transporte universitário;
  • Ampliação da linha "Faculdades" de Balneário Camboriú;
  • Integração entre os calendários acadêmicos e de transporte público;
  • Investimento em infraestrutura cicloviária;
  • E realização de escutas públicas com estudantes e gestores municipais.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram: @caapudescbc


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Heloíse Guesser/Udesc
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h