O estudante Jorge Luiz Scheffer Cardoso defende nesta quinta-feira, 18, às 14h, sua dissertação intitulada “Etarismo no serviço público e suas implicações para a Gestão de Pessoas: um estudo de caso no Estado de Santa Catarina”, no Mestrado Profissional em Administração do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A pesquisa foi orientada pela professora Graziela Dias Alperstedt, que também presidirá a banca examinadora. Integram a comissão julgadora as professoras Simone Ghisi Feuerchütte e Suzana da Rosa Tolfo, esta última como membro externo.
A defesa será realizada na Sala 03 da Udesc Esag.
As defesas nos programas de pós-graduação da Udesc Esag, em Florianópolis, são públicas e abertas a qualquer interessado.
Sobre a pesquisa
A dissertação aborda o envelhecimento da força de trabalho no serviço público e as manifestações de etarismo no âmbito do Sistema Administrativo de Gestão de Pessoas do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina. Considerando as mudanças demográficas e o aumento da população idosa, o estudo analisa os desafios e implicações do envelhecimento funcional para a gestão pública.
A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso no Estado de Santa Catarina. Os dados primários foram coletados em três etapas, incluindo realização de entrevistas com servidores com idade igual ou superior a 60 anos e com gestores de pessoas; e levantamento junto às ouvidorias dos estados brasileiros sobre políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas a servidores idosos.
Os resultados indicaram a necessidade de maior atenção ao etarismo associado à percepção de menor produtividade dos servidores mais velhos, bem como a relevância de ações de preparação para a aposentadoria no contexto da gestão da diversidade etária.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br