Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2017-13h17

Evento na Udesc debate desafios para governança metropolitana na região da Grande Florianópolis

Evento ocorreu no Auditório da Udesc Esag. Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom e Divulg.
Representantes de organizações da sociedade civil, de órgãos públicos e da comunidade acadêmica participaram na manhã desta terça-feira, 12, de um debate sobre governança metropolitana, realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Promovido pelo grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão, da Udesc Esag, e pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (Ibdu), o evento "Governança Metropolitana no Brasil, Consórcios Intermunicipais e os desafios na Grande Florianópolis" teve participação de dois palestrantes convidados.

Na primeira apresentação, o professor Antônio Sérgio Araújo Fernandes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falou sobre projetos de pesquisa relacionados ao tema da governança e políticas públicas e dos consórcios intermunicipais no Brasil, apresentando também uma perspectiva comparada com o México e os Estados Unidos.

Região Metropolitana de Florianópolis

Em seguida, a arquiteta e urbanista Bianca Coelho, da Assessoria de Planejamento Urbano da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), abordou o histórico e os desafios para instituição da Região Metropolitana de Florianópolis.

O evento foi concluído com um debate, mediado pela professora Paula Chies Schommer, da Udesc Esag, sobre possibilidades e caminhos para a promoção da participação social e da governança interfederativa na formalização da Região Metropolitana de Florianópolis.

Algumas questões abordadas no debate foram: a construção que vem sendo feita, de forma colaborativa, entre procuradores, secretários e técnicos dos municípios junto a Granfpolis, na proposição de uma alternativa para a governança da região; o papel dos legislativos municipais e estadual no processo; e a importância de incentivos e recursos para realização de ações conjuntas, que visem a solução de problemas comuns e a melhoria dos serviços públicos em áreas como saneamento, coleta de resíduos sólidos, transporte coletivo, saúde, turismo, habitação e assistência social, entre outras.

A organização do evento teve participação de Rafael Tachini de Melo, aluno do Mestrado Acadêmico em Administração da Udesc Esag, que aborda o tema em suas atividades na pós-graduação.

Leia mais:

11/09/2017 - Governança metropolitana na Grande Florianópolis é tema de debate na Udesc nesta terça

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorreu no Auditório da Udesc Esag
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h