Eliana, ao lado da técnica Fanni Wippel e do diretor de Extensão, Marino Eyerkaufer - Foto: Div.
Durante cinco dias, a artista plástica Eliana Aparecida Censi Sens expôs no
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, técnicas de pintura em afresco segundo Sérgio Prata, experiência adquirida na elaboração do trabalho de graduação dela em Licenciatura em Artes Visuais.
Natural de Rio do Sul e moradora em Ibirama, Eliana começou a desenvolver pintura em afresco sobre tijolos a partir de 2013. "Pesquisei, estudei o processo por alguns meses e realizei as experiências, que se tornaram obras", conta.
A idéia de fazer o afresco sobre tijolos surgiu do fato de a técnica ser uma pintura mural, arte secular bastante difícil e tem como característica principal a realização da pintura enquanto sua última camada preparada estiver úmida (intonaco, em italiano).
A técnica, diz Eliana, lembra os famosos afrescos do pintor Michelangelo (1475-1564) na Capela Sistina, no Vaticano.
A escolha da artista plástica em realizar pinturas com tema sacro tem como referência a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, localizada no Bairro Itoupava, em Rio do Sul, que utiliza pinturas sacras, e também o fato de seus avós maternos terem sido colaboradores na construção do templo.
A exposição, que já percorreu cidades da região, foi realizada na Udesc Ibirama durante a Semana de Calouros. "Quero mostrar meu trabalho para que ele crie raízes e espalhe sementes", diz Eliana.
A artista plástica afirmou que se sentiu honrada em expor na Udesc Ibirama, pois fez parte do curso de Ciências Contábeis na instituição, e agradeceu o apoio da direçao de extensão em disponibilizar espaço para expor seu trabalho.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143