O II Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe realizado nos dias 24 e 25 de março, no campus Tubarão da Unisul, contou com a participação de 30 pessoas da UDESC, entre professores e alunos. Com o tema “A Universidade Comunitária e sua Importância no Desenvolvimento Regional”, o fórum reuniu nove universidades do Estado: Unoesc, Unochapecó, UNC, Unidavi, Univille, Furb, Unesc, Udesc e Unisul.
O evento congrega as práticas de ensino, pesquisa e extensão das universidades integrantes do Sistema Acafe, para troca de experiências por intermédio de apresentações de trabalhos desenvolvidos por professores e alunos.
A delegação da UDESC apresentou nove projetos de extensão, quatro de pesquisa e um de ensino. Um deses projetos é o coordenado pela professora Maria Cristina da Rosa Fonseca (CEAD) com o título “Formação Estética do Público Cego: museu e inclusão social”. O programa, que reuniu um bom público na apresentação, desenvolve condições adequadas para que deficientes visuais possam visitar e aproveitar o museu.
“O programa vem desde 2007, tentamos criar condições do cego ir no museu de arte, para ele ter uma experiência estética”, diz a professora.
O evento incluiu palestras, painéis e apresentações científicas com o objetivo de troca de experiência entre as instituições. Para o Coordenador de extensão, professor Alfredo Balduíno, o evento mostrou a importância da extensão, do ensino e da pesquisa. “ Pois é a forma imediata que a academia tem para justificar a sociedade o investimento nela feito”.