Estudantes de curso técnico em Zootecnia de Saudades visitam a
Fazenda Experimental da Udesc Oeste em Guatambu (SC) - foto:
Andriele Martins/Udesc Oeste
A Fazenda Experimental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Guatambu (SC), ligada ao
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), recebeu na sexta-feira, 29 de agosto, 15 alunos do 3º ano do curso técnico de Zootecnia da
Casa Familiar Rural de Saudades. A atividade foi organizada pelo
Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Zootecnia da Udesc Oeste, em Chapecó.
O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade profissional da Zootecnia, proporcionando experiências práticas que complementam o aprendizado teórico da escola. Eles tiveram oportunidade de observar experimentos, interagir com os professores e conhecer instalações e laboratórios, ampliando a visão sobre as possibilidades de atuação na área.
A visita começou pela manhã em Chapecó, no Departamento de Zootecnia da Udesc Oeste. Os estudantes conheceram os laboratórios de Nutrição Animal, de Anatomia Animal e Morfofisiologia Vegetal, de Solos e Sustentabilidade e de Microbiologia. Em seguida o grupo foi levado para a Fazenda Experimental da Udesc Oeste, em Guatambu.
Fazenda
A primeira parada foi no Bezerreiro, onde ficam mais de 30 animais. Ali eles aprenderam sobre dietas experimentais, tratamento e acompanhamento de grupos de bezerros para a comparação de resultados. No setor de bovinos de corte, foi apresentada a aplicação de uma enzima desenvolvida por empresa parceira, observando o ganho de peso dos animais.
No setor de bovinos leiteiros, os estudantes conheceram a ordenha robotizada e ouviram explicações sobre o equipamento do doutorando Macksuel Gatto de Vitt. Ele também falou sobre a fábrica de rações da fazenda, mostrando ingredientes e explicando a importância da dieta balanceada para os animais.
A visita incluiu ainda o aviário experimental, com aves alojadas em boxes para comparar a alimentação. A Fazenda também abriga animais de companhia. No canil, são desenvolvidas dietas naturais desidratadas para os 10 cães beagle ali hospedados. E no gatil, os gatos fazem parte de experimentos de alimentação com probióticos.
Profissão
Para a professora e médica veterinária Daiana Cristina Urnau, que acompanhou os estudantes, a visita foi proveitosa para os alunos do curso técnico em Zootecnia da Casa Familiar Rural de Saudades. “São práticas novas, que ampliam a visão profissional dos alunos, mostrando que há vários caminhos na carreira”.
A professora da Udesc Oeste e zootecnista Aline Zampar, tutora do PET, explica que a Zootecnia estuda o desenvolvimento dos animais com ética, focando na nutrição, manejo, genética e comportamento. “O objetivo de garantir segurança alimentar e produzir alimentos de qualidade para a população”.
Os estudantes, muitos deles filhos de produtores rurais, relataram que a experiência prática complementou o aprendizado teórico. “A visitação é uma experiência única para conhecer a profissão”, disse Julia Raissa Damaia, de 18 anos. “Apesar de termos algumas práticas rurais na escola, são poucas, e quero seguir carreira em Zootecnia, então essa experiência conta muito para mim”.
PET Zootecnia
O Programa de Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação (MEC), foi criado para desenvolver competências acadêmicas, sociais e culturais dos estudantes universitários. No curso de Zootecnia da Udesc Oeste, o PET foi instituído em dezembro de 2010 pelo professor Diovane Paino. O programa conta atualmente com uma tutora e oito bolsistas, além de voluntários, e promove ações de integração acadêmica e social.
“O programa permite que os estudantes do curso de graduação em Zootecnia expandam a empatia, auxiliem a sociedade e desenvolvam habilidades além da sala de aula” afirma a professora Aline Zampar. “É uma forma de conectar teoria e prática, preparando-os para a profissão e para contribuir com a comunidade.”
Saiba mais sobre o PET Zootecnia em
udesc.br/ceo/petzoo.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006