Entrega da placa da Rede Rural de Segurança à Fazenda Experimental do Centro de Ciências Agroveterinárias (FECAV) ocorreu na sexta-feira, 8, no gabinete da Direção Geral do Centro. Fotos: Carla Torres.
A
Fazenda Experimental do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc em Lages
(FECAV) faz parte da região protegida pelo
Programa Rede Rural de Segurança, também conhecido como Patrulha Rural. Na sexta-feira, 8, a FECAV – representada pelo Diretor, professor Dr.
Álvaro Mafra, além do Coordenador, professor Dr.
André Brandt, junto ao Diretor Geral do CAV, professor Dr.
André Thaler Neto – recebeu, do Sargento
Matusalen Correa Junior e do 2º Sargento
Marco Pegoraro Nicoloso, uma placa que atesta a prestação do serviço no local.
O Programa Rede Rural de Segurança, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou em Lages-SC em 2017. Atualmente há
quase 5 mil residências e estabelecimentos cadastrados na Cidade e na Região atendida pelo 6º BPMSC. Além do patrulhamento, o serviço inclui um georreferenciamento das propriedades, o que permite uma mapeamento de dados como número de moradores e de veículos na área coberta. Qualquer presença ou movimento estranhos às rotinas pode ser alvo de análise mais detalhada ou motivo de ronda nos locais em questão.
Conforme descreve o Sargento Matusalem, “este é um trabalho de proximidade entre a Polícia Militar e o cidadão, aproximando aquelas áreas remotas, rurais. Hoje, através da Patrulha Rural, eles conseguem acesso facilitado à polícia”. De acordo com o 2º Sargento Pegoraro, que atua na Patrulha Rural há um ano e meio, "o cadastro detalhado e a comunicação constante garantem segurança para os funcionários, para os professores e para os estudantes da Fazenda Experimental do CAV”.
Professor André Thaler Neto destaca a melhora na segurança como um ganho para todos e para a economia na Região. “O trabalho da Polícia Militar é de extrema importância para a Serra Catarinense. Nós temos alguns aspectos na região, como propriedades e residências rurais relativamente longe umas das outras, então a sensação de proteção diminui. A Patrulha Rural está focada bastante na economia da região e aproxima o poder público da sociedade. Ficamos honrados em poder usufruir desse trabalho e também participar em parceria com eles”, comemora.
Ao apontar dois aspectos fundamentais do serviço junto à FECAV, o diretor da Fazenda, professor Álvaro Mafra detalha: “O primeiro deles é que traz a segurança a um ambiente experimental. Quando ocorre algum problema numa área experimental, um roubo, isto muitas vezes compromete um trabalho contínuo e não é só o produto que foi roubado; pode afetar um trabalho acadêmico e comprometer então de forma bem grave um trabalho de pesquisa. Então, esse tipo de segurança ele traz esse incremento de aumentar a segurança no ambiente acadêmico. O segundo ponto é dentro do meio acadêmico, onde a gente poder divulgar esse trabalho da Polícia Militar. Muitos dos acadêmicos são filhos de produtores ou estão envolvidos no meio rural, então divulga também esse trabalho que é bastante importante no meio rural".
Os interessados em mais informações ou mesmo em cadastro junto ao Programa Rede Rural podem baixar o
aplicativo PMSC Cidadão ou entrar em contato por meio do telefone/WhatsApp
(48) 9 8859-4522.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Carla Torres
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130