Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/09/2023-14h54

Filme sobre Cruz e Souza é tema de roda de conversa na Udesc Ceart na terça

Promovida pelo Nudha o evento faz parte do ciclo de debates sobre raça, racismo e antirracismo

 
O Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na próxima terça-feira, 12 de agosto, o “Ciclo de debates: Raça, racismo e antirracismo”. Gratuito e aberto à comunidade, o evento acontece às 14h e conta com a exibição do documentário “Em nome de Cruz e Souza” seguido de uma roda de conversa no Auditório do Bloco Amarelo do Ceart.

Organizado em parceria com o programa de extensão Diálogos Recíprocos: compromisso com a diversidade, a roda de conversa será mediada pela professora e narradora do filme, Adriana Patrícia dos Santos, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.

Além disso,o evento conta com a participação do diretor José Rafael Mamigonian, da co-roteirista e professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Beatriz Mamigonian, e dos participantes do coletivo de estudantes negros (Muvuca) do Ceart e da Sarah Motta, integrante do coletivo Negras Experimentações Grupo de Artes (Nega).

Quem já passou pela Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, com certeza já deve ter visto o busto do poeta negro Cruz e Souza. O que as pessoas não sabem é que sua criação foi consequência da mobilização da comunidade negra da cidade e que este ano, sua inauguração completou 100 anos. A associação de homens negros, fundada em 1920, intitulada Centro Cívico e Recreativo José Boiteux, promoveu o documentário como uma homenagem 25 anos depois da morte do poeta catarinense.

O curta-metragem, produzido em 2023, tem a duração de 30 minutos e reconstrói a trajetória deste coletivo pioneiro protagonista no movimento da população negra em Santa Catarina nos anos 1920. O documentário foi realizado a partir do Prêmio Catarinense de Cinema, edital promovido anualmente pelo governo do estado de Santa Catarina.

A coordenadora do Nudha, Ana Merabe de Souza, comenta sobre a importância de trazer esse documentário seguido da roda de conversa, para a comunidade universitária. “É fundamental recuperar a memória e a luta política do movimento negro no Brasil”, afirma Ana.

Sinopse do filme:
Em 1923 foi inaugurado em Florianópolis um busto em homenagem a João da Cruz e Sousa, poeta negro catarinense falecido décadas antes. Fruto da mobilização da população negra, a história desse monumento resgata imagens de um momento em que a conquista por espaços na nova política inaugurada pela República estava na ordem do dia. A partir de ampla pesquisa em arquivos, o documentário Em nome de Cruz e Sousa traz para o presente aspecto dessa história na qual símbolos de modernidade como as reformas urbanas e a Ponte Hercílio Luz são percebidas sob o ângulo da luta por acesso à cidadania e contra a discriminação racial na capital de Santa Catarina.

Serviço
O quê: Exibição do filme “Em nome de Cruz e Souza” e roda de conversa.
Quando: 12 de agosto, às 14h.
Onde: Auditório do Bloco Amarelo do Ceart – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h